Num futuro distópico, em 2044, Wade Watts (Tye Sheridan), como o resto da humanidade, prefere a realidade virtual do jogo OASIS ao mundo real. Quando o criador do jogo, o excêntrico James Halliday (Mark Rylance) morre, os jogadores devem descobrir a chave de um quebra-cabeça diabólico para conquistar sua fortuna inestimável. Para vencer, porém, Watts terá de abandonar a existência virtual e ceder a uma vida de amor e realidade da qual sempre tentou fugir.
Jogador Nº 1 (Ready Player One), trás de volta a melhor forma do diretor Steven Spielberg, com enredo simples e personagens cativantes. A nostalgia é utilizada na medida com um show de efeitos visuais e tecnologia.
O longa de ação e ficção científica é baseado na obra literária de mesmo nome, escrita por Ernest Cline em 2011.
Só por aí já temos uma relação quase poética na construção deste filme. Isso porque a obra de Cline homeageia diversos elementos da cultura pop das décadas de 1980 e 1990. Isso inclui diversas obras do próprio Spielberg! Junte o fato de Ernest Cline ter sido co-roteirista e temos quase um círculo de amigos e co-fãs.
O filme se resume em uma busca por três chaves. Onde os protagonistas batizados de "Os Cinco do Topo" disputam o pódio com a companhia IOI e seu comandante, Nolan Sorrento (Ben Mendelsohn). Entretanto, a forma como esse enredo simples é contado torna a experiência bem carismática e interessante. A ação é bem encaixada com a história e as justificativas para que tudo ali ocorra são bem estabelecidas.
Jogador Nº 1 está disponível na HBO Max.