Cerro Largo, 09 de maio de 2024. Bom dia!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 16/02/2024 17:37:38 • Música

Conjunto Ritmo das Américas marcou época

Grupo musical foi o primeiro a gravar um disco em Cerro Largo
João Máximo de Oliveira, Vicente Rigodanzo, Rudi Hoff, Egílio Tonin, Alfredo Schacht, Juquinha Dahmer e Egon Bracht (Foto: Rudi Antes)

O amigo Egílio Tonin nos trouxe uma foto antiga, do conjunto musical Ritmo das Américas, que marcou época em Cerro Largo nas décadas de 60 e 70 do século passado.

O registro, feito pelo saudoso fotógrafo Rudi Antes, aconteceu na rua Padre Max, em frente à Igreja Matriz, quando ainda não havia asfalto naquela via.

Na foto aparecem os músicos João Máximo de Oliveira, Vicente Rigodanzo, Rudi Hoff, Egílio Tonin, Alfredo Schacht, Juquinha Dahmer e o motorista do conjunto, Egon Bracht.

O Ritmo das Américas existiu de 1968 a 1973 e foi um conjunto de bailes, festas e carnavais, formado por excelente músicos, com apresentações em toda a região, no Paraná e também na Argentina. Sua sede ficava na rua Dr. João Sebastiany, onde hoje encontra-se o Hotel Missões.

O auge do grupo foi a gravação do seu disco Tarde de Neve, um compacto duplo lançado pela gravadora Pampa Discos, de Caxias do Sul. Aliás, o Ritmo das Américas foi o primeiro conjunto a gravar um disco em Cerro Largo.

 

Tarde de Neve

O compacto duplo Tarde de Neve (fotos na galeria abaixo), em 33 rotações por minuto, teve quatro canções gravadas, todas de autoria do maestro Rudi Hoff.

No lado A, Tarde de Neve (valsa) e Luar do Cerro Azul (fox); e no lado B, Doce Lembrança (rancheira) e Revivendo o Passado (maxixe).

No disco Rudi Hoff executa saxofone; Egílio Tonin, saxofone; João Máximo de Oliveira, guitarra; Vicente Rigodanzo, contrabaixo; Alfredo Schacht, bateria; enquanto a voz foi de Décio Friedrich.

"Toda esta versatilidade deste conjunto, confirma o que foi dito, o bom gosto e o apuro técnico, das músicas executadas por eles", escreveu Dorival Torres Pereira na apresentação da obra.

Tarde de Neve foi lançado pela Pampa Discos, com produção de Ereni Dorneles e direção geral de Arlindo Gagliotto.

Fonte: Luis Henrique Franqui
Ritmo das Américas
Tarde de Neve
Egílio Tonin
Rudi Hoff
João Máximo
Vicente Rigodanzo
Alfredo Schacht
Juquinha Dahmer
Egon Bracht
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp