Cerro Largo, 15 de julho de 2024. Boa Noite!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 04/07/2024 10:27:21 • Agronegócio

Dia do Cooperativismo destaca ações no RS

Data chama atenção para as atividades das cooperativas assistidas pela Emater
Foto: Emater/RS-Ascar

O Dia Internacional do Cooperativismo (06/07), celebrado sempre no primeiro sábado de julho, chama atenção para as atividades das cooperativas assistidas pela Emater/RS-Ascar. Com o lema "Juntos fazemos mais pelas pessoas e pelas comunidades inteiras", definido para a data no ano de 2024, as instituições se preparam para o Dia C, ou Dia de Cooperar.

As cooperativas assessoradas pelo Programa de Extensão Cooperativa da Emater/RS-Ascar desenvolvem diversas iniciativas através do Estado. Uma ação, capitaneada pela Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), foi o "solidômetro", cuja meta é envolver um milhão de pessoas e arrecadar 12 toneladas de alimentos não perecíveis. As cooperativas interessadas podem se inscrever e participar. Na região de Erechim, há um núcleo de cooperativas de distintos ramos que organizam ações de voluntariado junto a entidades socioassistenciais. No município, são realizadas atividades, como cursos de boas práticas e de manipulação.

Francisco Manteze, engenheiro agrônomo e coordenador do Programa de Extensão Cooperativa da Emater, acredita que o momento não seja exatamente de comemoração e ressalta a situação pela qual passa o RS. Para Manteze, a data será aproveitada para sensibilizar a sociedade a respeito da importância do cooperativismo e demonstrar para as pessoas que o sistema cooperativo está presente como parte da sociedade, quer ajudar as pessoas e é uma forma de desenvolvimento econômico e social.   

No sábado (06/07), em Frederico Westphalen, uma feira regional de cooperativismo ocorre no calçadão da praça central da cidade. O evento surge como uma forma de mobilizar as pessoas, com o apoio do comércio local. Já na região de Santa Rosa, 20 entidades e dez cooperativas de cinco ramos do cooperativismo, em conjunto aos extensionistas da Emater, realizam uma exposição de produtos feitos por cooperativas e por agroindústrias a elas associadas. O objetivo das instituições é arrecadar tintas e outras doações para as regiões afetadas pelas enchentes.

Segundo o extensionista, a pretensão é que essas ações se prolonguem durante todo o ano, e não apenas no mês de julho. Manteze define o momento como uma oportunidade para as pessoas conhecerem e terem contato com as atividades das cooperativas.

Fonte: Adriane Bertoglio Rodrigues / Emater/RS-Ascar
emater
emater/rs-ascar
cooperativimos
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp