Cerro Largo, 11 de setembro de 2025. Boa Noite!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 12/10/2019 09:27:33 • Cerro Largo

Legislativo homenageia Guido Henz, Nelmo Ten Caten e Marco Antonio Preis

No aniversário de fundação do Município, Câmara de Vereadores entrega láureas
Prefeito Valter Spies, vereadores e homenageados (Fotos: Tatiana Thomas)

Na sexta-feira, 4 de outubro, dia se comemorou 117 anos de fundação da Colônia Serro Azul, que originou o município de Cerro Largo, a Câmara de Vereadores realizou uma sessão solene para entrega dos títulos de Cidadão Honorário ao professor e historiador Guido Caildo Henz (indicado pelo vereador Andrei Machado - PP) e ao juiz de Direito Marco Antonio Preis (indicado pelo vereador Alberto Frantz Júnior - PDT) e da comenda de Personalidade Emérita ao agricultor e sindicalista José Nelmo Ten Caten (indicado pelo vereador Lauri Felipe Wilchen - PT). Além dos edis, a sessão foi prestigiada pelo prefeito Valter Hatwig Spies, demais autoridades, familiares e amigos dos homenageados.

GUIDO CASILDO HENZ

O professor e historiador Guido Casildo Henz nasceu em Campina das Missões, filho de José Aloísio Henz e Olívia Kolling Henz. Casou-se com Ida Kochhann Henz, em 1969, e desta união nasceram os filhos Fabíola e Benhur.

Dono de uma longa carreira acadêmica, iniciou seus estudos na comunidade de São Bernado, em sua terra natal. Cursou Filosofia, Teologia e História.

Atuante na comunidade cerro-larguense, foi vereador eleito na sexta legislatura, tendo exercido a Presidência da Câmara de Vereadores nos anos de 1977, 1978, 1981 e 1982. Foi membro da comissão de criação da Associação dos Legislativos das Missões (ALM) e, como edil, elaborou o projeto de lei que criou a Feira do Produtor.

Integrou a comissão municipal para a implantação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) em Cerro Largo, da comissão municipal para implantação do polo local da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e da comissão municipal para criação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Membro da diretoria do Centro Cultural 25 de Julho, sempre foi um grande incentivador do Museu 25 de Julho.

Há muitos anos é colaborador do jornal Folha da Produção, onde assina a coluna "A Grande Herança".

MARCO ANTONIO PREIS

O juiz de Direito Marco Antônio Preis é natural de Santa Catarina. Cursou Direito em Florianópolis (SC), especialização em Direito e Gestão Ambiental, pós-graduação em Direito Público e o mestrado em Direito pela URI Santo Ângelo.

Autou no Ministério Público de Santa Catarina, de 2006 a 2008; como juiz leigo dos Juizados Especiais, em 2009 e 2010; como juiz eleitoral entre 2014 e 2017, e atualmente é juiz de Direito com dedicação exclusiva no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

Como diretor do Foro local, coordenou a reativação da 2ª Vara na Comarca de Cerro Largo, um antigo pleito da advocacia regional.

JOSÉ NELMO TEN CATEN

O agricultor e sindicalista José Nelmo Ten Caten nasceu em 22 de maio de 1940, em Linha Santo Antônio, filho de Osvaldo Francisco Ten Caten e Crecência Cristina Kieling Ten Caten.

Casou-se em 1973 com Selma Muders Ten Caten, de cuja união nasceram os filhos Débora, Adair e Luciana, e os netos Artur e Izabela.
Iniciou sua caminhada sindical em 1974. Em 1978 assumiu a presidência do STR de Cerro Largo. Em 1982 foi eleito vereador pelo MDB, tendo presidido a Câmara de Vereadores de janeiro a julho de 1987.

Em 1986 foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores em Cerro Largo e foi eleito primeiro suplente de Deputado Estadual, pelo PT.

Foi novamente eleito vereador, na 11ª Legislatura, tendo presidido a Câmara de Vereadores em 2001.

Fonte: Luís Henrique Franqui
cidadão honorário
guido casildo henz
marco antonio preis
personalidade emérita
josé nelmo ten caten
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp