Estão sendo instaladas em nove cidades da região das Missões, estações meteorológicas automáticas para avaliar variáveis como temperatura, umidade do ar, pressão atmosférica, precipitação, vento, além da sensação térmica nessas cidades.
Já foram instaladas cinco estações, nas cidades de Cerro Largo, Guarani das Missões, Caibaté, Porto Xavier e Roque Gonzales.
A instalação dessas estações faz parte do projeto de pesquisa da UFFS – Campus Cerro Largo (PES-2019-0543) intitulado "Conforto térmico humano na região das missões do Rio Grande do Sul e a relação com doenças respiratórias".
Segundo o coordenador da pesquisa, o professor Anderson Spohr Nedel, o projeto tem como objetivo avaliar a influência do conforto térmico humano (ou desconforto) nesta região e a relação com problemas respiratórios em crianças e idosos, considerando cenários climáticos atual e projeções futuras. Anderson afirma que o Rio Grande do Sul possui condições de Tempo muito variáveis, com temperaturas no verão que podem chegar próximo aos 40 graus Celsius e abaixo de zero grau no inverno, bem como mudanças bruscas nas condições de Tempo "que exercem enorme impacto à saúde humana", afirma.
Desta forma, o projeto vai relacionar dados disponibilizados por estas estações com o banco de dados do Sistema Único de Saúde (DATASUS), do Ministério da Saúde. "Futuramente, pode-se, por exemplo, buscar desenvolver um 'sistema de alerta' antecipando assim, períodos favoráveis ao surgimento de complicações respiratórias e o consequente aumento das internações hospitalares", projeta Anderson.
A ideia é que haja estações em pontos principais da região que englobem os setores Norte, Sul, Leste e Oeste da região das Missões, e em cidades que disponham de hospital, para que se possa fazer o levantamento de tais informações.
Os dados destas estações já instaladas podem ser acessados por toda a comunidade neste SITE.
Elas são atualizadas a cada instante e a população pode acompanhar, em tempo real, as condições do Tempo em sua cidade, bem como observar, por meio de gráficos a situação comportamento das condições atmosféricas dos dias, semanas e meses anteriores.
Em breve, os dados ficarão disponibilizados no site da UFFS, em endereço a ser informado.
O projeto conta ainda com a participação da aluna do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Camila Guerim.