As atividades do Projeto Meio Ambiente nas Escolas chegaram à comunidade de Mato Grande, interior de Giruá, na segunda-feira (10/06). Por meio da ação conjunta da Emater/RS-Ascar, Administração Municipal, por intermédio da Secretaria de Educação e Departamento de Meio Ambiente, Coopermil e Jerivá Embalagens, o projeto busca sensibilizar diferentes gerações dos meios urbano e rural em relação à importância dos cuidados ambientais.
O primeiro momento do encontro foi marcado pela conscientização. Atentos, os estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Agrícola de Tempo Integral São Miguel Arcanjo, de Mato Grande, conheceram a logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas e receberam orientações sobre a tríplice lavagem, na palestra conduzida por Romildo Júnior Bessegato, responsável técnico da Jerivá Embalagens.
Num segundo momento, o grupo foi chamado à prática. Representantes da comunidade escolar e das entidades promotoras realizaram plantio de mudas de grevilha e de manga, doadas pela Coopermil, numa proposta de cortinamento vegetal, que separa a escola da lavoura, auxiliando na redução dos ventos, sendo uma barreira natural para a deriva dos agrotóxicos. Essas árvores irão proporcionar também sombra, abrigo para animais e oferecer futuramente as frutas aos estudantes. Ao final, os envolvidos confraternizaram com lanche.