Cerro Largo, 19 de setembro de 2021. Boa Tarde!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 2021-09-13 16:51:16

Riscos de acidentes elétricos na construção civil

É preciso cuidado em construções e reformas, pois ocorrências desse tipo podem ser fatais
Foto: Velper / Divulgação

Com a continuidade da pandemia e o período de isolamento social, muitas pessoas perceberam pequenos ou até grandes problemas dentro de casa, mas que até então não davam muita importância, e estão aproveitando o momento para realizar obras e melhorias nos ambientes domiciliares.

Feito por profissional contratado ou por quem se aventura em atividades amadoras, é preciso estar atento às medidas de segurança, já que os trabalhadores da construção civil estão entre os que mais correm riscos com acidentes elétricos. Nessas circunstâncias é necessário tomar todos os cuidados, usar equipamentos de proteção e evitar ficar muito perto das redes.

Levantamento feito pela RGE, aponta que o número de acidentes com a rede elétrica na construção civil é bastante relevante. Em 2020 foram registrados sete acidentes envolvendo estes trabalhadores, sendo que dois destes resultaram em mortes. No primeiro semestre de 2021, já ocorreram dois acidentes, felizmente sem óbitos.

"É muito importante planejar todo o trabalho e fazer o reconhecimento do local, determinando os tipos de máquinas e ferramentas adequadas, bem como as distâncias seguras da rede elétrica. Além disso, é imprescindível que os serviços sejam realizados respeitando as normas técnicas de segurança", explica o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia, Marcos Victor Lopes.

Para evitar que outros acidentes aconteçam, o Grupo CPFL desenvolve campanhas permanentes de alerta e orientações. Desde o começo de 2020 está em andamento a campanha Guardião da Vida, voltada aos três milhões de clientes nos 381 municípios da área de concessão da RGE, incluindo profissionais da construção civil.

O objetivo é conscientizar a população para os perigos que o mau uso da energia elétrica pode representar e a importância de se tomar todas as precauções, reforçando os cuidados com a saúde e a segurança no trabalho. Quem quiser saber mais pode acessar www.guardiaodavida.com.br, onde é possível ver dicas e orientações para o dia a dia do ambiente profissional e doméstico.

Confira abaixo as cinco principais dicas que todo profissional da construção civil deve ter em mente quando desenvolver atividades perto da rede elétrica:

- Ao construir ou reformar, nunca aproxime vergalhões, barras de ferro, réguas de alumínio, canos e outros materiais dos fios elétricos.

- Fique longe da rede elétrica quando for fazer o serviço de pintura. O cabo extensor é condutor de energia e a sua aproximação dos fios causa graves acidentes.

- Andaimes devem ser montados longe da rede de eletricidade. Reparos em lajes, telhados, 2º e 3º pavimentos oferecem ainda mais riscos. Redobre a atenção.

- Fique sempre atento ao dirigir ou manobrar caminhões com betoneiras, caçambas ou guindastes perto dos cabos da rede elétrica.

- Na dúvida, entre sempre em contato com um de nossos canais de atendimento e receba orientações para uma construção segura. Baixe o aplicativo CPFL Energia (com navegação gratuita) no smartphone ou tablete ou acesse o site (AQUI).

Fonte: Assessoria de Imprensa CPFL Energia
riscos
acidente
elétrico
construção
construção civil
rge
cpfl energia
CONTINUE LENDO