Aconteceu hoje (10), em Porto Alegre, mais um importante passo para a consolidação da construção da ponte internacional Porto Xavier/San Javier, que é um grande sonho missioneiro.
Pelas mãos do presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Paulo Peixoto, e demais membros da comitiva brasileira e argentina, foi entregue o anteprojeto ao superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Alan Machado, que levará o mesmo na próxima semana a Brasília, para análise do diretor de Administração e Finanças do DNIT, Mauro de Moura Magalhães.
O Superintendente garantiu que será dada uma atenção especial ao projeto. E ressaltou a importância direta que a construção da ponte tem na economia da região, colocando-se à disposição para mais esclarecimentos e apoio. Uma vez que a construção da ponte facilitará as exportações, principalmente para o continente asiático, e a integração do Mercosul, ocasionando um salto na economia regional, como também o aumento da infraestrutura de forma a atrair investidores para o norte e noroeste do estado, o crescimento turístico, e consequentemente, a geração de emprego, renda e qualidade de vida para a população.
Com o anteprojeto baseado e desenvolvido dentro dos critérios estabelecidos pelo órgão competente, a comitiva brasileira está confiante quanto à aprovação do mesmo pelo DNIT, nos próximos 60 dias.
Por sua vez, ainda em agosto o anteprojeto será levado até Buenos Aires para que ocorra análise simultânea. E após a aprovação, só então deverá ser aberta a licitação para a escolha da empresa que executará as obras.
O projeto ponte internacional Porto Xavier/San Javier já possui verba de R$ 81 milhões para execução da obra, conquistada por emenda coletiva da bancada gaúcha no Congresso Nacional, e vem evoluindo consideravelmente durante 2018, havendo perspectivas para que se inicie ainda este ano.
Também estiveram presentes na solenidade, o prefeito de Porto Xavier, Vilmar Kaiser, o secretário de Turismo e Mercosul de Porto Xavier, Ovídio Kaiser, o prefeito de São Nicolau e diretor do Detur, Ricardo Klein, membros que compõem a comitiva oficial brasileira, o intendente de San Javier, Enio Lemes, o secretário de Integracion, Hugo Gomez, o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Xavier, Eliomar Kretschmer, o vereador Jandir de La Rosa, o engenheiro presidente da Deltacon, Martin Beier, o presidente da RV Consultoria, Clóvis Souza, e o representante da Famurs, Mario Nascimento.