Na tarde de 29 de dezembro de 2022, os plantonistas do Posto de Atendimento da Cermissões em Bossoroca, Fernando Rodrigues e José Vainer Lamberty (Terêncio), receberam um chamado do Corpo de Bombeiros, sendo informados de que havia ocorrido um acidente de trabalho na rede de energia elétrica, no Rincão Santa Maria, próximo do Posto da Coopatrigo, no interior daquele município.
Os plantonistas ao chegarem ao local, constataram que um funcionário de uma empresa fornecedora de internet, ao tentar realizar a fixação do cabo de fibra óptica em um poste de energia da cooperativa, descuidou-se e o cabo de fibra óptica tocou no cabo de energia de alta tensão, formando um curto-circuito. Graças ao eficiente sistema de proteção existente na rede, desarmou a chave religadora, o que certamente evitou a morte do funcionário.
O funcionário da empresa de internet foi socorrido. Além das queimaduras na vítima, o cabo de fibra óptica em curto-circuito, incendiou a lavoura de soja, e graças à rápida ação dos funcionários da Cermissões e de populares, o fogo foi controlado.
Conforme os engenheiros Eeetricistas Nerisom Rohleder e Eluir Hoffmann, não fosse o sistema de proteção da rede que desarmou a chave religadora, muito provavelmente o contato do cabo de fibra óptica, com o cabo energizado, teria causado a morte do funcionário que estava fazendo a instalação.
SEM AUTORIZAÇÃO PARA USAR POSTES DA CERMISSÕES
Os funcionários da Cermissões, acompanhados da Brigada Militar, realizaram medições e verificaram que a rede da Cermissões atende os padrões estabelecidos pelas normas vigentes.
A empresa de internet, por sua vez, NÃO possuía AUTORIZAÇÃO e não havia apresentado projeto junto a Cermissões, para acessar e usar de forma compartilhada os postes da cooperativa.
A Cermissões registrou uma ocorrência junto a Brigada Militar, para que as autoridades tomem as medidas cabíveis.
PREOCUPAÇÃO COM A FREQUÊNCIA DE ACIDENTES
O Presidente da Cermissões tem debatido frequentemente com os setores técnicos, formas de intensificar a fiscalização sobre a utilização de forma irregular dos postes da cooperativa, para colocação de cabos de fibra óptica e telefonia.
Ainda em 2022, todas as empresas que apresentaram projetos solicitando autorização para uso compartilhado dos postes, foram notificadas para regularizarem suas situações junto à cooperativa, pois, em razão do grande número de empresas que oferecem esse tipo de serviço, muitas acabam desrespeitando as normas vigentes, e instalando cabos e equipamentos sem autorização da Cermissões.
Outras medidas já estão sendo analisadas, para serem colocadas em prática, para conter ações irregulares.
A Cermissões reitera o alerta às empresas de internet e telefonia, que as mesmas devem cumprir todas as normas vigentes para usar de forma compartilhada os postes da cooperativa, e que não é responsável por algum acidente que venha ocorrer durante a instalação ou manutenção dos mesmos, pois esse serviço deve ser realizado por empresas especializadas e seguindo todas as normas de segurança, impostas pela legislação obreira.
Para informações ou orientações, contate a Cermissões pelo 0800.541.1122, ou diretamente com a equipe técnica pelo telefone/WhatsApp 55.3355.3000.