Eram 5h20min desta quinta-feira (12/09), quando começou a chuva em São Luiz Gonzaga. Junto dela, um fenômeno raro, nada bonito, muito pelo contrario, fenômeno poluído e fétido como não visto antes na região.
A chuva preta veio inicialmente acompanhada de muita espuma, com um odor forte, de toda a poluição que está nos ares, devido à intensa atividade de queimadas e incêndios florestais, a atmosfera gaúcha está carregada de fuligem e partículas, que, ao se combinarem com a água da chuva, resultam nesse fenômeno visualmente impactante.
LEIA TAMBÉM: A chuva preta apresenta riscos para a saúde?
A chuva preta, além de um fenômeno visualmente impressionante, pode trazer diversos impactos ambientais e à saúde. A deposição de partículas finas na superfície pode contaminar o solo e os recursos hídricos, além de prejudicar a qualidade do ar e aumentar o risco de problemas respiratórios.
NA REGIÃO - O Portal LH Franqui recebeu registro de seus seguidores, com fotos do fenômeno também em Cerro Largo, Salvador das Missões, São Paulo das Missões e Campina das Missões.
(*) Matéria atualizada.