Cerro Largo, 22 de abril de 2025. Boa Madrugada!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 02/09/2022 20:11:13 • Educação

Curso de Direito da URI-Cerro Largo é nota 5

Em sua primeira avaliação técnica, o curso recebeu nota máxima do MEC
Atendimento no Núcleo de Prática Jurídica é feito pelos acadêmicos (Foto: Divulgação)

O Curso de Direito da URI Cerro Largo, recebeu a nota 5, a nota máxima concedida pelo Ministério da Educação na avaliação dos cursos superiores no país.

Isso significa que o curso, em sua primeira avaliação técnica, já pode ser considerado referência para os demais. Implantado em 2018, irá formar a primeira turma em janeiro de 2023.

"Estamos muito felizes com essa notícia, que confirma o ensino de excelência que a URI Cerro Largo sempre ofereceu à comunidade", pronunciou-se o diretor do campus, Renzo Thomas, durante colação de grau em gabinete na segunda-feira, dia 29 de agosto.

O Curso de Ciências Contábeis também é reconhecido por obter os melhores índices de aprovação no exame de suficiência do Rio Grande do Sul, que atesta os conhecimentos básicos que o aluno precisa ter para poder atuar como contador.

Este ano, uma estudante do 9º ano do Curso de Direito obteve aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que também é necessária para quem deseja atuar na área.

A avaliação do Curso de Direito foi feito através de visita virtual no dia 26/08, ocasião em que a comissão conheceu toda a infraestrutura da universidade e conversou com estudantes e docentes.

O relatório do MEC

Conforme o relatório enviado ao campus, os itens que pesaram para o conceito 5 foram as ações de aprendizagem exitosas promovidas pelo curso, como o Clube da Leitura, aberto, inclusive, aos alunos do ensino médio; a estrutura curricular, com projetos integradores que pesquisam questões de angústias sociais, propõem soluções e levam à prática as sugestões que surgem dos encontros e seminários, e uma metodologia que estimula a autonomia do estudante, através de visitas técnicas e atividades práticas, especialmente às voltadas à assistência comunitária, como no Núcleo de Prática Jurídica existente no campus.

Na análise do corpo docente, o relatório destaca o ótimo perfil dos professores do curso, todos com no mínimo dois anos de experiência na docência superior. Dos 10 professores, nove têm experiência, na área especifica do Direito, de mais de 10 anos, portanto, uma longa vivência profissional em diferentes ramos do Direito, tais como advocacia privada, advocacia pública no executivo, legislativo e judiciário, segurança pública, entre outros.

"Estas práticas calcadas na experiência e vivência profissional dos professores, além de mostrar aplicação da teoria na prática, demonstra a interdisciplinaridade no mundo do trabalho jurídico, contextualizando os conteúdos com a vivência prática".

Este ponto, segundo o relatório, foi comprovado pela manifestação de vários acadêmicos sobre as diversas práticas dos docentes, que os auxiliam na compreensão e assimilação dos conteúdos, principalmente com a utilização de vivências pessoais e casos reais.

Sobre a infraestrutura, o relatório apontou a adequação de todas as salas, mobiliário e acesso dos alunos a equipamentos digitais com internet para um aprendizado significativo e confortável.

Fonte: Silvia Dewes / Assessoria de Imprensa
uri
uri cerro largo
direito
nota máximo
nota 5
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp