Cerro Largo, 21 de abril de 2025. Boa Noite!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 18/11/2022 09:29:01 • Educação

UFFS firma acordo de cooperação técnica com a Fiocruz

O trabalho será coordenado na Instituição pela professora Louise Botelho
Crédito: Assessoria de Comunicação UFFS

A UFFS-Cerro Largo e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília - Escola de Governo firmaram um acordo de cooperação técnica (ACT) para a criação do Colaboratório de Gestão do Conhecimento e expansão da Plataforma de Inteligência Cooperativa na Atenção Primária em Saúde (PICAPS), na mesorregião do Noroeste Rio-Grandense.

O importante trabalho de expansão de uma plataforma de inteligência cooperativa no Rio Grande do Sul será desenvolvido, numa primeira versão, entre as instituições parceiras entre os anos de 2022 e 2027. Haverá uma equipe interinstitucional responsável pela proposta de cooperação técnica. Integram esse coletivo, em nível nacional, representando a UFFS, Louise de Lira Roedel Botelho (cooordenadora), Sandra Vidal Nogueira (colaboradora) e Adenise Clerici (fiscal). 

Para os próximos cinco anos, o objetivo é desenvolver ações no âmbito do ensino, pesquisa e extensão atrelados a um ambiente de integração entre diferentes organizações, pessoas e métodos, que oferecerá orientação e suporte aos profissionais que atuam na porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) nos territórios.

Na visão da coordenadora do ACT na UFFS, professora Louise, "a parceria firmada entre essas duas instituições de reconhecido valor para a ciência brasileira é, pois, um momento ímpar para ambas. Significa dar relevo ao mapeamento de territórios, a partir da mesorregião Noroeste Rio-Grandense, subsidiando o atendimento de demandas descentralizadas sobre ciência, tecnologia e inovação no campo da saúde pública".

Para a professora Sandra, pesquisadora colaboradora, vale lembrar "que a criação da Picaps, em 2020, deu-se no âmbito da parceria estabelecida entre Fiocruz e Universidade de Brasília, por meio do Parque Científico e Tecnológico da UnB (PCTec). Representa uma ação estruturante em defesa da vida, concretizada a partir de um modelo de rede sociotécnica de inteligência cooperativa, fortalecendo a integração da Atenção Primária com a Vigilância em Saúde".

Ainda, de acordo com a professora Louise, "o Campus Cerro Largo ganhará sobremaneira com o uso de novas tecnologias de gestão pública e com todo o know-how advindo da Fiocruz – Brasília" e salienta que "a atuação colaborativa e proativa da Direção do Campus de Cerro Largo (Dr. Bruno Wenzel - diretor, Dr. Márcio Pinheiro – coordenador acadêmico e Adenise Clerici – coordenadora administrativa) foi decisiva para o alcance dessa parceria interinstitucional, uma vez que disponibilizou as condições necessárias, ou seja, espaço e estrutura para o funcionamento e futura execução das atividades firmadas".

"O acordo interinstitucional foi estabelecido a partir da expertise acumulada pela Fiocruz – Brasília em ações com universidades, unindo o braço da ciência ao executivo, dos gestores e, assim, acionar e ativar uma verdadeira rede sociotécnica", esclarece a professora Sandra.

Nessa perspectiva, com as atividades a serem desenvolvidas para os próximos anos, abre-se um canal de interlocução qualificada para especialistas, gestores públicos, pesquisadores e comunidades, a partir de ferramentas da gestão do conhecimento, ou seja, onde se possa pactuar agendas para sustentar políticas públicas de precisão e seus processos de tomada de decisão. 

Fonte: Assessoria de Comunicação UFFS
UFFS
UFFS-cerro Largo
Fiocruz
Escola de Governo
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp