


No dia 19 de março de 2025, a comitiva da Cermissões, composta pelo vice-presidente Diomedes Rech, coordenador do setor comercial Anderson Sá, engenheiro eletricista Nerisom Rohleder e assessor de comunicação Vanes Della Flora, participou da cerimônia de entrega do Prêmio IASC em Brasília.
No dia seguinte, 20/4, também foi mantida uma importante audiência pré-agendada na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com os representantes Pedro Mello Lombardi (gerente de Regulação do Serviço de Distribuição), Marília Brasil de Matos Barbosa (especialista em Regulação) e Daniel José Justi Bego (coordenador de Acesso ao Sistema de Distribuição e Atendimento ao Consumidor).
Durante a reunião, foram tratados temas fundamentais para o presente e o futuro da cooperativa e de seus associados.
1. AMPLIAÇÃO DA SUBESTAÇÃO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
A Cermissões apresentou à ANEEL a necessidade de ampliação da Subestação de São Miguel das Missões, diante do crescimento contínuo do consumo na região. O aumento é impulsionado, sobretudo, pela expansão dos sistemas de irrigação nos municípios de São Miguel das Missões, Vitória das Missões, Entre-Ijuís, Jóia, Eugênio de Castro, entre outros.
Foram destacados os projetos em andamento que incentivam a construção de novos reservatórios de água, o que tende a fomentar ainda mais a instalação de sistemas de irrigação. Neste cenário, a Cermissões reforçou a urgência de um planejamento estratégico aliado a grandes investimentos para garantir a continuidade da qualidade no fornecimento de energia.
2. FATURAMENTO DA TUSDG E MANIPULAÇÃO DE CARGA EM GERAÇÃO DISTRIBUÍDA
Outro ponto sensível tratado na audiência foi o faturamento da TUSDg (Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição de Geração) em unidades consumidoras com geração distribuída (GD). A Cermissões informou uma prática adotada por alguns consumidores de declarar carga zero com o uso de “cargas artificiais”. Essa ação visa reduzir a diferença entre a energia gerada e consumida, evitando a cobrança da TUSDg sobre a energia injetada na rede — o que gera prejuízos financeiros à Cooperativa, que arca sozinha com os custos da expansão e manutenção da infraestrutura elétrica.
A equipe da ANEEL reconheceu a complexidade do problema, relatando que há casos recorrentes dessa prática em diferentes regiões do país, e que a fiscalização exige recursos e intervenções constantes, o que é pouco viável no modelo atual.A manipulação por meio de cargas resistivas (instaladas temporariamente apenas para gerar consumo artificial) foi identificada em algumas unidades.
É necessário repensar a forma de medição e faturamento, buscando garantir uma remuneração justa para as distribuidoras e cooperativas que investem em infraestrutura.
3. RESPONSABILIDADE, TRANSPARÊNCIA E EDUCAÇÃO
A Cermissões destacou ainda o desafio de lidar com empresas que oferecem soluções de GD sem transparência, muitas vezes omitindo os impactos técnicos e financeiros para os consumidores e para a cooperativa.
A ANEEL reforçou a importância da comunicação com os consumidores e da atuação firme contra práticas irregulares, buscando garantir equilíbrio entre incentivo à geração renovável e a sustentabilidade das distribuidoras/cooperativas.
Também, não descartou a possibilidade de uma averiguação in loco, na área de atuação da Cermissões, para buscar mais subsídios que auxiliem na tomada de decisões da ANEEL, perante a situação apresentada.
CERMISSÕES DESFRUTA DE ÓTIMO CONCEITO JUNTO A ANEEL
Durante o encontro com a equipe da ANEEL, ocorrido no dia subsequente a conquista do 5º Prêmio IASC, e do 4º Prêmio Brasil Permissionária, também foi constatado que os prêmios recebidos pela Cermissões junto a Agência, além de demostrar a eficiência da Cooperativa junto aos seus associados e clientes, também faz com que a Cermissões seja uma referência dentro da Aneel, muitas vezes servindo de exemplo para soluções em outras distribuidoras.
A Cermissões agradece a receptividade da equipe da ANEEL, que foi compreensiva em receber os representantes da Cooperativa, aproveitando longínquo deslocamento até a Capital Federal, visando soluções para problemas enfrentados pela empresa.
Cermissões, a Luz das Missões!