


Um total de 2.627 pessoas foram presas e 341 adolescentes apreendidos durante a Operação Cronos, coordenada pelo Ministério da Segurança Pública e realizada ontem (24).
O foco da ação foram os crimes de feminicídio e homicídio.
Segundo balanço da Polícia Civil, divulgado hoje (25) a tarde, 7.800 policiais participaram das ações em todo o Brasil.
Durante a operação ainda foram apreendidas 146 armas de fogo e aproximadamente 383 quilos de drogas como maconha, cocaína e crack.
PRISÕES
42 por feminicídio;
404 por homicídio;
289 por crimes relacionados à Lei Maria da Penha;
640 por tráfico de drogas, posse/porte irregular de arma de fogo, entre outros;
1.252 por crimes diversos.
A Operação foi definida em uma reunião do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil, em julho deste ano.
A operação integrada foi classificada pelo ministro Raul Jungmann como um exemplo de como funcionará o Sistema Único de Segurança Pública, em vigor desde junho, após a sanção da Lei nº 13.675/2018.
Parte das investigações que levaram aos mandados de prisão contou com apoio do Banco de Perfil Genético, que cadastra o DNA de autores de crimes sexuais e confronta com o material genético encontrado nas vítimas.
O Ministério da Segurança Pública espera que o banco seja ampliado para 130 mil perfis cadastrados até o fim do ano que vem.
SANTO ÂNGELO
A 13ª DPRI de Santo Ângelo, participando da Operação Cronos, realizou diligências para dar cumprimento, ontem (24), de dois mandados de prisão preventivas, na cidade de Santo Ângelo, em razão de crime de homicídio, restando inexitosa a ação, pois os investigados não foram localizados.
Também houve diligências realizadas pela DEAM da 13ª DPRI de Santo Ângelo, com a participação de quatro policiais civis e utilização de uma viatura, sob a coordenação da delegada Elaine Maria da Silva, com apreensão de um revólver calibre 38 e diversos cartuchos de munição.
SANTA ROSA
Um homem foi preso na manhã de ontem (24), durante a Operação Cronos, desencadeada pela Polícia Civil em Santa Rosa.
A operação foi coordenada pela delegada Josiane, que contou com a participação de policiais civis de Santa Rosa e Alecrim.
Durante a operação os policiais apreenderam buchas de crack, além de material utilizado para fazer as embalagens, armas brancas, simulacros de arma de fogo, eletrônicos, documentos e outros objetos sem procedência.
Após os tramites legais na Delegacia de Polícia, o suspeito foi encaminhado para o Presídio, sob acusação de tráfico de drogas.