


Um cenário decorado com enfeites artesanais de Natal, produzidos pelo Grupo Conviver, e ao som de músicas natalinas. Foi assim que na manhã de terça-feira (15), a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social promoveu encerramento das atividades do projeto Vencendo Um Mal Invisível, momento em que cada uma recebeu uma agenda e um calendário personalizado com fotos das participantes.
Esta ação natalina, além de trazer o espírito natalino, tem um viés de elevar a autoestima, pois foi elaborada no intuito de presentear e empoderar as mulheres membros dos projetos Mães e Chefes de Família, Conviver, Jovem Futuro Seguro, criados no ano de 2020 durante a pandemia Covid 19, que foram excepcionalmente ativas, participando e interagindo com o grupo e equipe da Assistência Social em todas as atividades propostas.
Em um ano atípico, cheio de medos, inseguranças e incertezas, foi realizado um projeto, que mesmo sendo de forma remota, via WatsApp, deu muito certo. "Tudo era novo, pois nossos encontros sempre foram presenciais, onde trocávamos, olhares, ideias, sorrisos, abraços, fazíamos artesanato, discutíamos diversos assuntos... Mas, o isolamento social nos fez perceber o quanto é importante valorizar os pequenos momentos, e rapidamente tivemos que mudar a forma de continuarmos unidas e este projeto mostrou que foi possível, com muito comprometimento realizamos ações de combate à Covid e atividades socioeducativas de diversos temas", destaca a secretária Cláudia Harlos Heck.
"A agenda tem um objetivo. Desejamos que os espaços de cada um dos dias de 2021, possam ser preenchidos com uma frase, um relato ou uma palavra que faça com que possam sentir-se empoderadas, importantes, inteligentes, capazes, corajosas, donas de si e felizes", finaliza Cláudia.
Também na agenda consta um alerta: Em caso de Violência Doméstica, DENUNCIE!
Disque 100: Direitos Humanos;
Disque 180: Central de Atendimento à Mulher;
Disque 190: Brigada Militar, em casos urgentes.
Durante a entrega, todos os protocolos de prevenção à Covid 19 foram respeitados.