


Recentemente o Governo do Estado acenou com a possibilidade de mudança na mantença (uma espécie de municipalização), da Escola Estadual Dr. Otto Flach (CIEP) ao Município de Cerro Largo.
A ideia foi vista com bons olhos pela Secretaria Municipal de Educação que, caso se efetive, pretende oferecer turno integral para educação infantil e ensino fundamental naquele espaço.
ESCOLAS DO INTERIOR
Ao saber desta possibilidade, no final de outubro, surgiu a preocupação com o futuro do turno integral nas duas escolas municipais do interior, a Escola Dom Pedro II, da Linha Santo Antônio; e a Escola São Francisco, da comunidade do mesmo nome. Foram montadas comissões de pais e realizadas reuniões. Na sessão da Câmara de Vereadores, dia 18, representantes das comissões fizeram-se presentes e usaram a Tribuna Popular, para expor a situação.
Por fim, foi agendada uma reunião na terça-feira (26), no Clube Aliança Social, para debater a situação. Fizeram-se presentes cerca de 250 pessoas, incluindo o vice-prefeito Pedro Butzen, o secretário de Educação Edgar Ferst e oito vereadores.
No começo da reunião foi feita uma cronologia do movimento, apresentado um vídeo e lido o histórico das duas escolas. Na sequência, foram apresentados os principais motivos para manter o turno integral nas escolas do interior, como poder "oportunizar às crianças da cidade a vivência de experiências ímpares, com segurança, impossíveis de viver na cidade, podendo conhecer e criar gosto pelas atividades e o ambiente rural, como horta e atividades ao ar livre". Ainda foi destacado que as escolas com turno integral fazem jus ao título de "Berço Reginal da Cultura".
POSIÇÃO DA SMEC
O secretário Edgar Ferst, ao se pronunciar, parabenizou o belo trabalho realizado pelos professores nas duas escolas. Lembrou que o turno integral foi implantado no interior, por falta de espaço adequado na cidade. Com a redução drástica no número de alunos, a intenção da Secretaria é, assumindo a mantença do CIEP Dr. Otto Flach, implantar o turno integral naquela escola. Ferst ressaltou que as duas escolas seguirão funcionando, nos turnos da manhã ou tarde, mas sem turno integral e sem o tranporte de alunos da cidade para o interior.
PROPOSTA ALTERNATIVA
Após as manifestações do vice-prefeito e dos vereadores, as comissões apresentaram uma proposta para que ao menos uma das escolas sigam oferecendo o turno integral.
Questionando a respeito, Edgar Ferst disse que "estamos abertos ao diálogo e, após a audiência pública de quinta-feira, podemos discutir essa possibilidade".
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Nesta quinta-feira, 28, a partir das 19h30min, no salão paroquial, acontece audiência pública com a presença de representantes da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), 14ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), para debater a possibilidade do Município assumir o CIEP Dr. Otto Flach.