


A Central de Triagem de Resíduos Recicláveis de Cerro Largo foi inaugurada hoje (6), em solenidade realizada junto à unidade localizada em Linha Primeira.
A obra, executada com recursos da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e do Município, foi operacionalizada graças ao apoio da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), por meio da Incubadora Tecnossocial de Cooperativas de Empreendimentos Econômicos Solidários (ITCEES) e da Cooperativa de Trabalho de Catadores Unidos Pela Natureza (Coopercaun), cooperativa fundada a partir da intervenção da ITCEES.
Diversas entidades, empresas e órgãos públicos apoiaram e seguem apoiando, direta ou indiretamente, as ações desenvolvidas junto a Central de Transbordo e Triagem, seja no apoio a Coopercaun, seja nos vários projetos desenvolvidos pela ITCEES/UFFS como, por exemplo, a implantação da coleta seletiva em Cerro Largo.
AUTORIDADES
A mesa dos trabalhos da inauguração contou com o prefeito Valter Spies, presidente da Câmara de Vereadores Paulo Kipper, coordenador administrativo da UFFS Sandro Schneider, coordenadora da ITCEES Louise Botelho, presidente da Coopercaun Valdecir Gonçalves de Matos e a secretária de Assistência Social Cláudia Harlos Heck. Secretários municipais, vereadores e representantes de diversas entidades prestigiaram o ato solene.
VISIBILIDADE
A professora doutora Louise Botelho destacou que o trabalho desenvolvido em Cerro Largo está sendo reconhecido, não apenas pela comunidade, mas também pela comunidade acadêmica, mostrando a experiência exitosa que vem sendo realizada em Cerro Largo.
ALCANCE SOCIAL
Sandro Schneider saudou os protagonistas do dia, os cooperados da Coopercaun, bem como os responsáveis pelo projeto e todos que têm auxiliado de alguma forma. "Em nome da UFFS, agradeço a todos pelo empenho e parabenizo pelos resultados já obtidos", disse, destacando que "esse é um dos programas da Universidade com maior alcance social".
PARCERIAS
A secretária de Assistência Social lembrou as parcerias que foram firmadas, principalmente com Emater, Susepe e Cresol, para diversas atividades que estão em desenvolvimento na Central de Triagem.
MEIO AMBIENTE
O presidente da Coopercaun, Valdecir de Matos, agradeceu a colaboração de todos, "não só à nossa cooperativa, mas também ao meio ambiente".
AGRADECIMENTO
"Hoje não é dia de discurso político, mas sim de agradecer todos que colaboram com este importante projeto, onde 20 famílias trabalham e retiram o seu sustento", enfatizou o vereador Paulo Kipper.
CONSCIENTIZAÇÃO
Por fim, o prefeito Valter Spies salientou que no início de sua gestão precisou firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público, onde o Município se comprometeu a equacionar alguns graves problemas ambientais, como acabar com o transbordo de lixo na garagem municipal, fazer um plano de recuperação ambiental da área do antigo lixão e implantar a coleta seletiva.
"Graças à parceria com a UFFS e com o apoio da comunidade, vários destes problemas estão sendo resolvidos. Mas é preciso mais. A comunidade tem que se conscientizar em relação à coleta seletiva, separando corretamente os resíduos, o que facilita o trabalho dos catadores e valoriza o material reciclável, aumentando a renda dos cooperados", disse.
Spies também anunciou que está sendo providenciado o licenciamento, junto à Central de Triagem, de uma área para depósito de galhos de poda: "nosso próximo passo, em 2019, será a aquisição de um triturador, para produzir adubo a partir dos galhos recolhidos".
PLACA DE INAUGURAÇÃO
Finalizando a solenidade, foi descerrada a placa alusiva à inauguração oficial da Central de Triagem de Resíduos Recicláveis do Município, pelo prefeito Valter Spies, vice-prefeito Pedro Butzen, vereador Paulo Kipper, professoras doutoras Louise Botelho e Alcione Alves e pelo presidente da Coopercaun, Valdecir Gonçalves de Matos.