


O Grupo Cerro-larguense de Alcoólicos Anônimos completa, na próxima segunda-feira, 41 anos de fundação. Em 8 de novembro de 1980, nas dependências do Clube Cruzeiro do Sul, aconteceu a reunião de fundação do Grupo de AA em Cerro Largo.
Na ocasião houve a participação do Dr. Jurandir Barcellos da Silva, que explanou sobre o funcionamento do alcoolismo no ser humano, com a exibição de cartazes e slides.
Também se manifestaram o então presidente do Rotary Club, o saudoso contador Anacleto Bertagnoli e o então prefeito municipal, Roque Reinaldo Nedel. Finalizando, houve o depoimento de um companheiro AA, seguindo-se a eleição da coordenação do Grupo.
ANÔNIMOS
Os Alcoólicos Anônimos são uma entidade de caráter voluntário, de homens e mulheres, que se reúnem para alcançar e manter a sobriedade, por meio da abstinência total de ingestão de bebidas alcoólicas.
Estes grupos autônomos surgiram inicialmente em Akron, nos Estados Unidos, e tiveram a sua raiz em 1935 quando Bill Wilson, um corretor da Bolsa de Nova Iorque, e o médico Robert Holbrook Smith, um cirurgião de Ohio, ambos com um grave problema de alcoolismo, decidiram criar uma comunidade de entreajuda para apoiar os que sofrem deste problema e para se manterem eles próprios sóbrios.
Posteriormente os AA difundiram-se por todo o mundo. Sem carácter religioso, embora tenha incorporado muitos princípios de diversas religiões, a entidade recebe pessoas de todas as doutrinas. Sobrevive financeiramente somente por meio dos seus próprios membros, que contribuem espontaneamente, não aceitando financiamento proveniente de fora da própria irmandade.
AL-ANON
Al-Anon é um grupo de parentes e amigos de alcoólicos que perceberam que as suas vidas foram afetadas pelo alcoolismo de alguém próximo.
Trata-se de um programa de auto-ajuda baseado nos Doze Passos de Alcoólicos Anónimos (AA).
REUNIÕES
As reuniões dos AA, em Cerro Largo, acontecem nas segundas e quintas-feiras, das 20h às 22h, nos fundos da Igreja Matriz, e são abertas ao público.
E nas segundas-feiras, em sala separada, realizam-se os encontros do Al-Anon.
AJUDA
Quem precisar de ajuda, por estar sofrendo com o alcoolismo, pode procurar os Alcoólicos Anônimos que, como o próprio nome sugere, garantem o anonimato dos participantes.