Cerro Largo, 15 de julho de 2024. Boa Noite!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 09/07/2024 14:05:39 • Região

Rio Uruguai cresce e altera travessia à Argentina

Balsa está suspensa em Porto Xavier, Porto Vera Cruz, Porto Mauá e Porto Soberbo
Foto: Divulgação / Defesa Civil Porto Mauá

Devido a chuvas volumosas em Santa Catarina, o rio Uruguai apresentou um crescimento considerável de ontem para hoje, elevando o nível na região Noroeste.

Confira como está o serviço de travessia para a Argentina, via balsa, nessa terça-feira (09/07), em quatro portos da região.

 

Porto Xavier

Em Porto Xavier o rio Uruguai, que estava com menos de quatro metros acima do nível, cresceu bastante durante a madrugada, num ritmo de 8cm/hora e chegou a 6,28 metros, às 10h38min.

A balsa funcionou normalmente pela parte da manhã, nessa terça-feira (09/07). Às 11h38min, o rio Uruguai estava 6,35 metros acima do nível, levando à interrupção no serviço de travessia.

A expectativa é que até o fim da tarde, ocorra uma estabilização do nível das águas. Como em Itapiranga (SC) o rio começou a lentamente reduzir o seu nível, pode-se ocorrer o mesmo nas próximas horas nas demais localidades, rio abaixo.

Nessa quarta-feira (10/07), logo cedo, serão reavaliadas as condições do rio e estaremos informando sobre a retomada ou não do serviço de balsas em Porto Xavier.

 

Porto Vera Cruz

Em Porto Vera Cruz, que faz fronteira com Panambi (Argentina), o serviço de balsa também está suspenso, sem previsão de retorno.

 

Porto Mauá

O rio Uruguai em Porto Mauá atingiu a marca de 8,73 metros nesta terça-feira (09/07), por volta das 8h, segundo a Defesa Civil. As travessias de balsas foram suspensas no final da tarde de ontem (08/07) e ainda não há previsão de retorno.

De acordo com a Defesa Civil de Porto Mauá, o nível do rio está subindo cerca de 6 centímetros por hora. "O rio está se estabilizando em Itapiranga e deverá chegar aos 9,40 metros em Porto Mauá", afirmou Eloir Moreira, da Defesa Civil. A situação é monitorada de perto pelas autoridades locais.

 

Porto Soberbo

A travessia de balsa em Tiradentes do Sul, entre a localidade de Porto Soberbo e o município de El Soberbio, na fronteira do Brasil com a Argentina, está suspensa. O serviço foi interrompido ainda na segunda-feira (08/07) por conta da elevação do rio Uruguai.

No início da manhã desta terça (09/07), a medição apontou para o nível de 9,29 metros nesse trecho. A travessia é suspensa quando o nível do rio supera os 8 metros. Não há previsão de retomada, tendo em vista ainda o indicativo de elevação.


(*) Matéria atualizada às 16h.

Fonte: Luis Henrique Franqui / Portal Plural / Observador Regional
balsa
rio Uruguai
travessia
porto xavier
porto vera cruz
porto mauá
porto soberbo
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp