Na madrugada desta segunda-feira (18/11), um curto-circuito na rede elétrica, causado por um ninho de passarinho sobre uma travessa metálica, interrompeu o fornecimento de energia em Bossoroca.
A COD (Central de Operações e Distribuição) da Cermissões identificou o desarme do alimentador da cidade à 1h23min. Após uma tentativa de restabelecimento remoto sem sucesso, os plantonistas de Bossoroca iniciaram uma vistoria para localizar o defeito.
Conforme a equipe técnica da Cermissões, é imprescindível localizar o problema antes de realizar uma nova tentativa de energização da rede. Nunca ocorre a reenergização de uma rede pela Cermissões sem a certeza de que não oferecerá riscos aos associados abastecidos por ela. Segurança está sempre em primeiro lugar. É preferível que os associados fiquem algumas horas sem energia do que energizar uma rede e correr o risco de causar acidentes graves, incluindo a morte de pessoas ou animais.
A inspeção, realizada durante a madrugada e dificultada pela baixa visibilidade e pela extensão da rede, contou com o apoio da equipe de plantão de Caibaté, composta por Elias Ferraz e Marcelo Klazen.
Após horas de trabalho, foi identificada uma situação inusitada: um pequeno ninho de passarinho sobre uma travessa metálica, entre os punhos da chave repetidora, próxima da Vila Gaúcha, foi o causador de um curto-circuito na cruzeta metálica e deixou 4.599 associados sem energia.
O fornecimento foi completamente restabelecido às 5h48min, após a remoção do ninho.
A Cermissões reforça seu compromisso com a segurança e a qualidade no fornecimento de energia. A cooperativa investe fortemente em treinamentos para seus funcionários, aquisição de equipamentos e melhorias em infraestrutura. Recentemente, foi entregue uma nova caminhonete para o posto de atendimento de Bossoroca, e a Subestação Santo Antônio de São Luiz Gonzaga está sendo ampliada para atender também a demanda na região de Bossoroca. Além disso, grandes investimentos são feitos em manutenção preventiva em toda a área de atuação da Cermissões.
A cooperativa lamenta o ocorrido, mas destaca que defeitos como o desta madrugada são inevitáveis devido à exposição das redes elétricas a condições externas.
A Cermissões segue comprometida em assegurar um fornecimento de energia seguro e confiável para todos os seus associados.