Uma campanha de conscientização de combate à disseminação do coronavírus foi lançada neste mês de junho pela Associação dos Municípios das Missões (AMM), com o objetivo de alertar a população para a necessidade de cumprir as medidas de prevenção contra a Covid-19.
O conceito da campanha trata as pessoas que não cumprem os protocolos de saúde como cúmplices do vírus. A iniciativa é dividida em ações estratégicas e pontuais, com uso de espaços nos órgãos de imprensa, impressos distribuídos aos municípios e uso das redes sociais.
A ideia é sensibilizar a população sobre a importância de redobrar a atenção para cuidados, como o uso de máscara sempre que precisar sair de casa, higienizar as mãos corretamente com água e sabão, além do uso do álcool em gel e, especialmente, evitar aglomerações.
A apresentação foi realizada pela agência de publicidade Belif Encantamento, de Santo Ângelo, para o Comitê Científico Regional e Prefeitos Missioneiros em assembleia da associação, quando o material foi apreciado e aprovado.
AÇÃO CONJUNTA
A ideia é mostrar à população a importância da prevenção e ressaltar os cuidados para conter a proliferação do Coronavírus, pois é neste momento de Alerta, precisamos agir em conjunto, para preservar a saúde da população e manter a economia em sua plenitude em todos os municípios da região.
Cabe também destacar o conceito da campanha, que conclama as pessoas que cumpram os protocolos de saúde a ajudar na cobrança aos demais. Apesar da vacina, o número de casos ainda é preocupante, mais do que nunca precisamos usar corretamente as máscaras, higienizar as mãos com frequência e evitar aglomerações. O vírus não circula sozinho, mas pelas pessoas. Hoje os mais jovens estão se contaminando e transmitem o vírus aos seus familiares, e entre eles estão pessoas do chamado grupo de risco.
NÚMEROS PREOCUPANTES
A enfermeira Daniana Pompeo, coordenadora do Comitê Científico Regional, apresentou números relativos à pandemia e reforçou que "as pessoas somente se dão conta do quanto é dolorido quando acontece nas suas famílias. É preciso ter consciência que todos podem se ajudar evitando a transmissão".
Daniana lembrou ainda, que hoje o maior contingente de infectados está na faixa etária dos 21 aos 40 anos. "São as pessoas que estão nas aglomerações. Muitas não vão adoecer, mas vão transmitir o vírus para os seus pais e seus avós. O momento é crítico e a campanha vem numa hora muito importante".
CONCEITOS DA CAMPANHA
O publicitário Josemar Moro Júnior apresentou as linhas gerais da campanha. Conforme ele, muitas ações são realizadas reforçando os protocolos de prevenção, entretanto, pelo avanço dos casos, o resultado não tem sido o esperado. "Diante disso, buscamos uma visão diferente, mostrando que aqueles que ignoram as orientações são cúmplices da circulação do vírus".
Júnior acredita que a campanha fará com que as pessoas se sintam emocionalmente instigadas a ter um comportamento diferente e aqueles que já cumprem com as medidas preventivas possam servir de fiscais para que isso aconteça.