A colheita da soja foi intensificada nos últimos dias, aumentando a movimentação de máquinas e equipamentos na área de atuação da Cermissões. Nesta época, existe uma preocupação da cooperativa, quanto aos acidentes envolvendo principalmente colheitadeiras e a rede elétrica.
No domingo (31/3), a Cermissões foi informada por um associado da Esquina Gaúcha, interior de Entre-Ijuís, que o mesmo havia batido com a colheitadeira em um poste de luz, quebrando-o. Em razão de os cabos terem ficado suspensos e não oferecerem risco, e o associado ter informado que paralisaria a colheita, na manhã da segunda-feira (1º/4) a equipe de Construção do capataz Demar Maciel (Tule), realizou a substituição do poste quebrado.
Segundo o presidente da Cermissões Diamantino Marques dos Santos, a falta de atenção durante o trabalho é um dos principais fatores que levam ao contato com a fiação de alta tensão. "Nesta época a gente sabe que o trabalho do agricultor é intenso, e muitas vezes ele está tão focado na sua atividade por longas horas, até de noite, que acaba se esquecendo da rede elétrica, até estacionando embaixo. Por isso fazemos constantes alertas e repassamos orientações e pedimos cuidado", explica.
ORIENTAÇÕES DA CERMISSÕES
Neste período de colheita da soja, que é principal cultura da nossa região, uma das maiores causas de acidentes envolvendo a rede elétrica é com o maquinário agrícola. A falta de atenção durante o desempenho das atividades do campo acabam trazendo o risco do toque acidental na rede.
As colheitadeiras de soja têm grandes dimensões, e as culturas também podem ocupar as faixas de servidão, ficando sob os fios da rede elétrica. Para não acontecerem imprevistos e acidentes, a Cermissões, apresenta dicas para evitar os riscos de acidentes:
- Antes de utilizar as máquinas agrícolas, faça um reconhecimento do local e observe com atenção se a altura e largura da máquina ou equipamento manterá distância segura da rede;
- Na movimentação de máquinas e tratores, cuidado com os cabos de aço que prendem os postes e torres no chão. Esses cabos seguram os postes e não devem ser cortados nem mudados de lugar;
- No carregamento de caminhões, preste atenção se existe rede elétrica próxima, mantenha a distância mínima de cinco metros de qualquer tipo de estrutura elétrica;
- Nunca se aproxime ou toque em cabos elétricos caídos no chão. Se encontrar um fio elétrico caído, o mais adequado é sinalizar a área para que ninguém se aproxime e avise imediatamente a Cermissões;
- Se o veículo encostar na rede elétrica, o motorista jamais deve tentar sair do maquinário, evitando um possível choque elétrico. Chame a Cermissões, pelo 0800.541.1122, pelo WhatsApp 55.3355.3000, ou pelo Messenger do Facebook, ou Instagram, para que a Central de Operações e Distribuição (COD), desligue o fornecimento antes de resgatar o condutor.
"Sabemos da importância do setor agrícola na nossa região, e neste período de colheita da soja, o risco de acidentes aumenta, porém, devemos redobrar a atenção, pois acidentes com a rede elétrica podem ser fatais, e nada é mais precioso do que a vida das pessoas que estão trabalhando e gerando desenvolvimento", finaliza nota da Cermissões distribuída à imprensa.