O público, superior a mil pessoas, vindo de 20 municípios da Fronteira Noroeste, lotou o Centro de Eventos de Horizontina nesta quinta-feira (21/03), por conta da 20ª edição do Fórum pela Vida. O evento é realizado na região desde 2002, a partir do fomento de iniciativas de divulgação da fitoterapia e da homeopatia no Rio Grande do Sul. Com isso, uniu-se à tradição do trabalho com plantas medicinais realizado pela Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), por meio da Emater/RS-Ascar, com o interesse de diversas instituições em promover a saúde e o bem-estar da população.
O evento, realizado de forma itinerante, incorporou ao longo do tempo diversos temas voltados à saúde, geração de renda e qualidade de vida. A 20ª edição foi promovida pela Emater e pela Prefeitura de Horizontina, com o apoio da Cooperagro Familiar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Horizontina e Doutor Maurício Cardoso e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.
Entre as atrações da programação estiveram, a palestra Como encontrar sentido na vida e ser uma pessoa feliz, com o padre Ezequiel Dal Pozzo; bem como oficinas sobre prática e uso de florais, conduzida pelo extensionista da Emater de Santo Antônio das Missões, André de Oliveira; meliponídeos, com informações compartilhadas pelo presidente da Federação das Associações de Meliponicultores do Estado do Rio Grande do Sul (Femers), Nelson Agnes; e abordagem das três esferas da saúde, física, mental e espiritual, conduzida por Ecleia Urban Brandalise.
O público também foi recepcionado no início da manhã com o show de Sidi Biriva & Grupo, bem como no almoço preparado por integrantes da comunidade de Esquina Eldorado. Diversas lideranças marcaram presença, como o prefeito de Horizontina, Jones Cunha, a prefeita em exercício, Zuleica Wehner, o gerente regional e a gerente adjunta da Emater, Valmir Thume e Ivânia Polaczisnki, a coordenadora do Fórum pela Vida na Fronteira Noroeste, Vanessa Gnoatto, os extensionistas do escritório municipal da Emater Sadi Schmidt e Ivete Grasiela Rossi Hupfer, a secretária municipal de Agricultura, Neiva Ebrin, entre outras lideranças municipais e regionais.
Mostra de Plantas Bioativas para uso em humanos e animais, Mostra de Sementes Crioulas, Exposição de Abelhas sem Ferrão e Meliprodutos, Mostra de Figurinos Étnicos, assim como exposição de artesanato e produtos de agroindústrias locais também puderam ser conferidos.
Como forma de contribuir para o resgate da biodiversidade local e possibilitar momentos de bem-estar aos presentes junto de suas famílias e comunidades, foram distribuídas mudas de plantas bioativas, cultivadas por grupos organizados de mulheres assistidos pela Emater, meliponicultores, técnicos da Secretaria da Agricultura e do Departamento de Meio Ambiente, assim como sachês aromáticos com ervas.
A próxima edição do Fórum pela Vida na Fronteira Noroeste acontece em 2025, no município de Santo Ângelo.