


O Governo Municipal de Cerro Largo vem por meio desta nota informar o que segue:
Em reunião realizada na tarde de hoje (14/6), por vídeoconferência, entre todos os Prefeitos da região missioneira (AMM), na qual foi debatida a decisão anunciada ontem pelo Governador do Estado, reclassificando como VERMELHA a cor da bandeira no modelo de Distanciamento Social Controlado. Tal medida implicaria várias restrições ao funcionamento de várias atividades comerciais e de prestação de serviços.
Os Prefeitos questionaram a metodologia do cálculo para reclassificação da bandeira vermelha, pois a real situação vivida na região missioneira não condiz com a aplicação de medidas tão drásticas como o fechamento do comércio.
Como exemplo, o Estado alega que houve 15 novas internações por covid-19 na última semana, mas os dados corretos apontam para apenas 08 casos, e este seria o principal indicador da situação que elevaria o risco na região.
Já foi enviada documentação em forma de contestação ao Estado buscando a reversão da medida anunciada, a qual até o momento ainda não foi publicada no Diário Oficial do Estado.
De qualquer forma, foi unânime a constatação da plena capacidade hospitalar e de saúde da região, a qual se encontra dentro dos parâmetros satisfatórios.
Especificamente em relação a Cerro Largo, até o presente momento NÃO TEMOS NENHUM CASO CONFIRMADO (aguarda-se o resultado de uma coleta realizada na sexta-feira), o que certamente demonstra que seguimos no caminho correto no enfrentamento desta pandemia.
Por tudo isso, houve unanimidade dos Prefeitos em questionar a classificação estadual para a região como bandeira vermelha, com a consequente manutenção da vigência de seus respectivos Decretos Municipais.
De toda forma, como já anunciado na sexta-feira, haverá uma INTENSIFICAÇÃO DA FISCALIZAÇÃO para o fiel cumprimento do Decreto Municipal, como a obrigatoriedade do uso de máscaras, medidas de higiene, o combate às aglomerações e à não realização de eventos e festas, dentre outras medidas.
Pedimos novamente a colaboração de toda a comunidade para que consigamos manter sob controle a situação aqui em nosso Município.
Juntos venceremos essa luta!