Diante dos graves impactos causados pela estiagem, o prefeito Pedro Butzen decretou, na manhã de ontem (03/02), o Decreto Nº 2.905, de 03 de fevereiro de 2025 – que declara Situação de Emergência no município de Cerro Largo/RS, afetado pelo evento adverso da estiagem.
A medida foi embasada em laudos técnicos e pareceres dos órgãos, Defesa Civil, Secretaria da Agricultura e Expansão Econômica, Emater, Secretaria do Trabalho e Assistência Social, Secretaria de Obras, Viação e Serviços Públicos e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cerro Largo.
A decisão permite que a administração municipal adote ações emergenciais para minimizar os efeitos da seca, além de facilitar o acesso aos recursos estaduais e federais para auxiliar os produtores rurais e demais setores afetados. "Estamos vivendo um momento crítico, e o decreto nos permite agilizar medidas para amenizar o sofrimento de nossa comunidade. Vamos trabalhar para garantir o apoio às famílias e aos agricultores que estão sendo duramente impactados", declarou o Prefeito.
Equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Agricultura já estão mapeando os danos para encaminhar soluções emergenciais. A administração municipal segue acompanhando a situação de perto, buscando alternativas para enfrentar esse período desafiador.
Estavam presentes o prefeito Pedro Butzen, o vice-prefeito Ambrósio Ten Caten, o secretário da Agricultura Charles Scherer, a chefe de setor da SMTSA, Rosângela Klein Schuster, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais José Hermeto Werle – Juca, o secretário de Obras, Leandro Mumbach, Daniel Brum da Defesa Civil, a secretária da Administração, Thana Lopes e representando a Emater, Manuela Theobald.
Leia o Decreto Nº 2.905 na íntegra AQUI.