


Quem tem um cachorro já percebeu: alguns param e encaram a tela de TV como se fosse um novo brinquedo e outros nem ligam. Recentemente um estudo publicado na Scientific Reports revelou o que eles sentem ao serem expostos à telas.
Os donos de cães, foram recrutados pelas redes sociais e ajudaram a "fechar os resultados", por meio de um link de pesquisas ou código QR nas redes, no período de Fevereiro de 2024 a março de 2024.
Dos 453 cães, 88,3% na amostra original assistiram TV. Entre eles, os com personalidade mais excitável reagiam mais aos objetos em movimento na tela, como bolas ou outros animais. Cães mais ansiosos, respondiam, principalmente, a sons como campainhas ou motores.
Além disso, a Wamiz (website para Pets) identificou que 95% demonstraram algum tipo de resposta visual ou sonora à TV. Os estímulos mais marcantes foram sons de latidos e imagens de outros animais – exatamente os conteúdos que geram maior reação dos pets.
Devido à sua visão dicromática, eles emxergam, principalmente, azul, amarelo e tons de cinza, com dificuldades em distinguir vermelho e verde. A sua grande capacidade visual chega a ser equivalente a 20/75 humana e sua percepção de movimento é superior.
Eles captam flickers até 75 Hz, enquanto humanos percebem a 55 Hz. Isso explica por que os televisores modernos com alta taxa de atualização geram mais interesse nos cães.
A veterinária oftalmologista Dr. Freya Mowat explica que "cães assistem à televisão em curtos períodos – geralmente comerciais – e tendem a olhar para conteúdos com outros animais. É improvável que compreendam a narrativa como humanos, mas reconhecem estímulos familiares".
Ou seja, cães não entendem filmes ou séries como nós, mas eles "checam” a tela para ver se o que está ali é real ou ameaça – e muitas vezes tentam investigar por não haver cheiro e nem presença física".
Cães ansiosos podem se sentir assustados com sons ou imagens intensas na TV. Há relatos de pets que tremem, latem ou se escondem durante cenas com efeitos sonoros ou visuais abruptos.
Portanto, o comportamento dos cães diante da televisão é muito mais que uma curiosidade divertida – é uma prova concreta de sensibilidade e inteligência desses animais. Com base em estudos recentes, fica claro que eles não só percebem, mas reagem de forma emocional e instintiva a certos estímulos visuais e sonoros.
Enfim, os cães hoje são vistos como membros da família, logo, entender como eles interagem com o universo digital é essencial. Afinal, nossos melhores amigos de quatro patas estão, literalmente, de olho no que a gente vê.