


A Secretaria Municipal de Saúde está implementando uma nova ação de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o programa Testa Cerro Largo.
Recentemente, o Município adquiriu 1.000 testes rápidos (sorológicos) para esta finalidade. Esses testes permitem identificar a presença dos anticorpos IGm e IGg (específicos para coronavírus) e, com isso, avaliar se a pessoa testada possa estar com o vírus ativo em seu organismo ou se em algum momento anterior já teve contato com este agente infeccioso.
A ampliação da testagem é uma das medidas mais recomendadas pelo Ministério da Saúde no combate ao coronavírus e visa testar aleatória e proporcionalmente a população, no intuito de verificar a prevalência do vírus em determinada localidade, assim como identificar possíveis infectados que sejam assintomáticos, os quais mesmo sem saber podem estar contagiando a outras pessoas.
O resultado sai de 15 a 20 minutos depois de realizado o teste, e ocorrendo diagnósticos positivos, é possível atuar preventivamente, de modo a isolar tais pessoas, evitando assim que possam infectar outras com quem possam ter contato futuro.
A estratégia para a execução do programa Testa Cerro Largo já está elaborada, pela equipe comandada pela secretária de Saúde Pâmela Szymanski, e será posta em prática a partir dos próximos dias, por equipe especializada.
Inicialmente, serão visitados locais onde ocorre maior circulação de pessoas, a exemplo do comércio local (mas não limitado a este), sempre de forma aleatória e proporcional.
Contatos prévios já estão sendo mantidos com os proprietários dos estabelecimentos, para que se engajem ao programa, visando autorizar a testagem (proprietários, funcionários e clientes), otimizando-a com disponibilização de local para este fim.
A avaliação dos resultados do programa auxiliará significativamente na tomada de futuras decisões do Governo Municipal, envolvendo ações relativas ao enfrentamento da Covid-19.