Com voto favorável do deputado Capitão Macedo (PSL), o parlamento gaúcho aprovou, na terça-feira (26), o PL 78/2021, que institui a Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura no Rio Grande do Sul. Conforme Macedo, o projeto, se colocado em prática, vai trazer mais uma opção de renda aos agricultores gaúchos.
“A criação de carpas e tilápias em ambientes aquáticos controlados pode impactar positiva e substancialmente na renda familiar de milhares de agricultores gaúchos, pois é uma atividade que pode ser praticada de forma sustentável, com custo de investimento relativamente baixo e produtividade elevada", explicou o parlamentar.
Em seu discurso, Capitão Macedo também destacou que a aquicultura, por ser uma atividade de baixo custo de implantação e operacional, bem como por possuir tecnologia acessível, apresenta-se como uma alternativa para geração de emprego e renda de forma competitiva em regiões menos desenvolvidas, especialmente por poder ser praticada em pequenas áreas rurais.
"Nós temos, em nosso Estado, potencial para ampliar significativamente a produção de alimentos oriundos da aquicultura, contribuindo de forma significativa para uma maior segurança alimentar", finalizou Macedo.