Cerro Largo, 02 de setembro de 2025. Bom dia!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 27/11/2020 11:57:02 • Cerro Largo

Carta Aberta aos eleitos em Cerro Largo

Lauro de Wallau apresenta cinco propostas que considera prioritárias e urgentes
Crédito: Arquivo / Triface

Aos amigos
Paulo Kipper e Julio Ledur
Prefeito e Vice-prefeito eleitos de Cerro Largo

"Na vida cada um colhe o que semeia.
Porque muito semeastes, muito colhestes"

Estas palavras traduzem tudo quanto penso a respeito da safra abundante de votos que colhestes nestas eleições. Vitória merecida porque sofrida, trabalhada, perseguida, buscada com humildade em cada casa, em cada bairro, em cada vila...

PARABÉNS maiúsculo e agora, curada a ressaca da vitória, chegou a hora da onça beber água e pôr mãos à obra para não frustrardes a esperança e expectativas de TODOS os cerro-larguenses, daqueles que votaram e também daqueles que não votaram no 15.

Soy jubilado... Como lo dicen los uruguayos, mas não um inativo acomodado, omisso ao que acontece ao meu redor. Mesmo octogenário, ainda não pendurei as chuteiras em relação aos problemas e tudo quanto seja de interesse da comunidade que há 65 me acolheu.

Por esta ter sido uma campanha eleitoral atípica em razão das limitações decorrentes do coronavírus, e mesmo acompanhando alguns dos programas de rádio não tomei conhecimento de propostas ou projetos específicos dos candidatos. Mas preocupado com o desenvolvimento e bem estar futuro de nossa comunidade, e com o único intuito de colaborar para o sucesso de vossa administração, peço vênia para aqui sugerir cinco propostas que reputo como prioritárias, urgentes, factíveis e inadiáveis, como seguem:

Proposta I - Regularização, estruturação, reforma e ampliação do cemitério da sede municipal que, como está, é uma vergonha, um atestado da incúria do poder público, um gritante desrespeito à memória daqueles lá sepultados. Possuo estudos, pesquisas e ante-projetos prontos para colaborar na solução deste problema. Só falta vontade política para agir. O acolhimento e execução desta proposta, certamente será a "cereja do bolo" de vossa administração. Lembrem-se: os mortos não votam mais... Mas seus familiares sim.

Proposta II - Gestionar junto ao Governo do Estado, a doação/devolução do prédio do antigo fórum, adaptando-o e ampliando-o se necessário, para instalar a Secretaria da Educação e Cultura, a Biblioteca Municipal e o Museu 25 de Julho. E na área ociosa do terreno, construir um auditório moderno e de multiuso comunitário. No Ministério da Cultura certamente haverá recursos para isso.

Proposta III – Elaborar e executar projeto de arborização e ajardinamento do acostamento e passeios dos dois acessos da cidade à BR 392, tanto o da avenida Jacob Haupenthal até o trevo da São João, como o da rua do Moinho até o trevo do Fritz e Frida... Para executar esta proposta, sugiro uma parceria com a ACI de Cerro Largo, mediante cessão de uso de espaços publicitários a empresas associadas patrocinadoras da implantação do projeto. Lembrando que em casa e cidade escondida por mato e capoeira, visita e turista não chega.

Proposta IV – Entabular tratativas junto à CORSAN, para elaboração e execução de projeto de canalização do arroio Clarimundo e implantação de rede de coleta e tratamento de esgoto na área central da sede municipal... Lembrando que Cerro Largo é um dos poucos municípios subscritores de cotas do capital inicial desta autarquia estadual, com direito a voto em suas assembleias gerais, quando de sua fundação no início da década de 1960.

Proposta V - Valer-se do prestígio e afinidade político-partidária do Prefeito eleito com o atual Secretário de Transportes do RS, para obter junto ao DENIT, as providências legais e administrativas cabíveis, para liberar o uso do leito do ramal ferroviário desativado, desde a ponte do Ijuí até a já demolida estação ferroviária, para nele implantar o leito e trevo de acesso de Cerro Largo à RS 165 / Rolador / São Luiz Gonzaga e dali prosseguindo até o entroncamento com a BR 392, no trevo do Fritz e Frida. É a solução mais racional e econômica, pois quase não dependerá de desapropriações nem terraplenagem, lembrando sempre que 2022 é ano de eleição estadual e haverá gente querendo se reeleger deputado com votos dos cerro-larguenses.

Amigos Paulo e Julio.

Que Deus vos ilumine para o lema de vossa administração Cerro Largo para Todos sair do papel e ser uma feliz realidade.

Atenciosamente,

Lauro de Wallau

Fonte: Lauro de Wallau
carta aberta
paulo kipper
julio ledur
lauro de wallau
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp