


Mais de 220 agricultores e estudantes de Caibaté e de outros seis municípios do entorno – Rolador, Cerro Largo, Mato Queimado, Vitória das Missões, São Miguel das Missões e São Luiz Gonzaga – participaram de dia de campo sobre sucessão familiar e tecnologias, na sexta-feira (13/5). A programação esteve inserida na Semana do Município, que comemora 56 anos de emancipação e foi uma oportunidade de estimular jovens rurais e suas famílias a permanecer no campo com opções de renda, tecnologias que facilitam o manejo e num contexto que contribua com a qualidade de vida.
O evento, promovido pela Emater/RS-Ascar e pela Prefeitura de Caibaté, contou com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sicredi, Banco do Brasil, Copetti Engenharia, Cermissões e Hermanns Insumos e Equipamentos. O roteiro partiu da Praça Viru Kliemann e seguiu por três propriedades da Linha Passo Novo.
Na propriedade de Jaime e Roselaine Freiberger, os participantes conheceram mais sobre a implantação e formalização da agroindústria familiar de frango, na fala da médica veterinária do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Lisiane Kolling; e sobre produção de alimentos para autoconsumo – como forma de promoção de segurança e soberania alimentar – e embelezamento de arredores – como elemento de qualidade de vida, temas abordados próximo à horta doméstica de 2 mil m² da família, pelas extensionistas da Emater/RS-Ascar Lisete Primaz e Marisa Danielsson. A implantação de energia fotovoltaica no meio rural foi abordada pelo sócio-proprietário da Engenharia Copetti, Júlio César Copetti.
O público foi recepcionado também pela família de Valdir e Lorene Freiberger, onde três gerações vivem e se dedicam à produção de grãos e à bovinocultura de leite. O tema da sucessão familiar recebeu destaque, sendo o sistema adotado pela família apresentado por Valdir e a sensibilização realizada pela extensionista Vanessa Gnoatto.
Com dois silos de alvenaria, com capacidade total para 2 mil sacas, a secagem e armazenagem de grãos também foi tema de estação abordada pelos extensionistas Elói Vogt e Fernando Berwanger.
Estratégias de planejamento na alimentação de bovinos de leite foi o tema tratado pelo extensionista Júnior Kessler, que enfatizou a importância de um planejamento forrageiro diversificado para atender os desafios do vazio outonal.
Na propriedade de Sandro Both e Darlene da Luz Colpo, os visitantes conheceram o sistema de irrigação autopropelido, usado para as pastagens. O tema da reservação da água e da irrigação, em seus diversos sistemas, foi apresentado pelo extensionista Carlos Olavo Netzlig, e pelo engenheiro agrônomo da secretaria Municipal da Agricultura, Ricardo Castanho Ramos.
Formas de controle das principais doenças da soja e do milho, com ênfase no Manejo Integrado de Pragas e Doenças, chamaram a atenção na fala da extensionista Carla Sausen. A defesa sanitária animal, com destaque para temas como o controle do carrapato, febre aftosa e realização do Projeto Sentinela, em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), foi abordada pelo extensionista Jorge João Lunardi.
No retorno à praça central os participantes foram recepcionados com um lanche e, em seguida, acompanharam a entrega da certificação de inclusão no Programa Estadual de Agricultura Familiar (Peaf-RS), da Seapdr, às agroindústrias Granja Avícola JR – agroindústria de ovos in natura; e Agroindústria JR – Abatedouro de Frangos; e de propriedade livre de brucelose e tuberculose à família Both, que esteve no roteiro do dia de campo.
O dia de campo e a solenidade foram prestigiadas por diversas lideranças, entre elas, o prefeito de Caibaté, Amauri Pires da Silva, o vice-prefeito, Daniel Seffrin Herther, a presidente da Câmara de Vereadores, Neusa Maria Marx, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Vanderli Ferreira Lopes.