


O prefeito Valter Spies convidou a imprensa local para uma entrevista coletiva ontem (22), em seu Gabinete, quando três assuntos principais foram tratados: a implantação do serviço de bombeiros, reparos emergenciais na ERS 165 e a regionalização dos partos no Hospital de Caridade Serro Azul.
Antes da coletiva, o Prefeito recebeu o presidente da Associação Comunitária de Bombeiros Voluntários Civis, Arsênio Heckler, o presidente do Rotary Club Cerro Largo, Elário Schaurich, e o sargento Andrade, da Associação de Bombeiros do Rio Grande do Sul, quando foi debatida a implantação do serviço de bombeiros em nossa cidade.
Spies lembrou que a entidade recentemente criada não tem nenhuma vinculação com o Município e será a responsável pela estruturação do serviço, atendendo às normas da Portaria 01/CBMRS/2019.
"O Município, em acordo com a Câmara de Vereadores, está estudando a aquisição de um tanque para ser abastecido com água, que seria adaptado a caminhão da Prefeitura, visando agilizar o atendimento a incêndios. Hoje este atendimento é feito com um espalhador de esterco acoplado a um trator", disse o Prefeito.
Aprovado Estatuto Social da Associação Comunitária de Bombeiros Voluntários
O sargento Andrade explicou aos presentes os procedimentos para a implantação do serviço de bombeiros em Cerro Largo, que pode ser no padrão "Voluntário" ou no padrão "Misto".
No caso da opção pelo padrão "Misto", o Estado cederia bombeiros militares para, juntamente com bombeiros voluntários civis, fazer o atendimento da comunidade. Além disso, poderá ser criada uma legislação municipal em que as taxas de licenças/vistorias arrecadadas com o serviço ficaria no Município, para investimentos na unidade local.
Seja qual for o padrão escolhido, o primeiro passo é a fundação/registro de uma associação comunitária, que está em andamento (leia reportagem na última página), seguido de treinamento de pessoal (a ser feito pelo Corpo de Bombeiros), e aquisição de um caminhão e equipamentos de proteção individual (EPIs). Por fim, há a necessidade de credenciamento junto ao Corpo de Bombeiros, para então iniciar a operação. “É um caminho longo a ser percorrido, mas que outras cidades já trilharam e obtiveram êxito. E certamente Cerro Largo reúne as condições de pleitear e implantar este serviço”, disse o sargento Andrade.
Também estavam presentes na reunião o vice-prefeito Pedro Butzen, os secretários Francisco Thomas (Finanças), Artêmio Winter (Obras), Maria Hartmann (Saúde) e Edson Santos (Indústria, Comércio e Turismo), bem como o assessor jurídico Alessandro Berwanger.
Na entrevista coletiva, fizeram-se presentes os jornais Folha da Produção e Gazeta, as rádios Cerro Azul AM, Shamballa FM e Caibaté FM e ainda o portal de internet LH Franqui.
O assunto bombeiros seguiu em pauta na coletiva e Valter Spies destacou que "desde 3 de janeiro de 2018, a Administração Municipal está trabalhando pela implantação de um serviço de bombeiros em Cerro Largo, e apoiando no que for preciso a criação da associação comunitária".
ERS 165: Município só pode fazer reparos após autorização do Estado