Cerro Largo, 02 de setembro de 2025. Bom dia!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 25/11/2020 20:07:41 • Cerro Largo

Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher

Secretaria do Trabalho e Assistência Social fez divulgação junto à rádios
Crédito: Divulgação

Na manhã de hoje (25) a secretária do Trabalho e Assistência Social, Cláudia Harlos Heck e equipe do CREAS usaram os microfones das rádios Caibaté, Serro Azul e Shamballa, para abordar a data 25 de novembro, Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher.

Inicialmente foi abordado sobre a origem desta data, que foi estabelecida no 1º Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe realizado em Bogotá, Colômbia, em 1981, em homenagem às irmãs Mirabal. Las Mariposas, como eram conhecidas, as irmãs Mirabal - Patria, Minerva e Maria Teresa - foram brutalmente assassinadas pelo ditador Trujillo em 25 de novembro de 1960 na República Dominicana. Neste dia, as três irmãs regressavam de Puerto Plata, onde seus maridos se encontravam presos. Elas foram detidas na estrada e foram assassinadas por agentes do governo militar. A ditadura tirânica simulou um acidente. Minerva e Maria Teresa foram presas por diversas vezes no período de 1949 a 1960. Minerva usava o codinome "Mariposa" no exercício de sua militância política clandestina. Elas lutavam por soluções para problemas sociais de seu país. Este horroroso assassinato produziu o rechaço geral da comunidade nacional e internacional em relação ao governo dominicano, e acelerou a queda do ditador Rafael Leônidas Trujillo.

O momento foi aproveitado para explanar sobre os principais tipos de violência e como agir em caso de violência, bem como alertado os números de disque-denúncia, Disque 100: Direitos Humanos; Disque 180: Central de Atendimento à Mulher; Disque 190: Brigada Militar, em casos urgentes.

Na sequência, foi tratada sobre a importância da denúncia e a procura de ajuda.

A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social vem realizando momentos contínuos de conscientização através de informes e como agir em casos de violência doméstica. Atualmente temos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) o projeto Vencendo Um Mal Invisível que é oferecido de forma remota e nele são disponibilizados informes, vídeos, incentivo à denúncia.

Já o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), vem fazendo trabalho de orientação e acompanhamento à mulheres vítimas de qualquer tipo de violência.

Fonte: Assessoria de Imprensa
cras
creas
assistência social
violência contra a mulher
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp