Na próxima semana, a Delegacia de Polícia Civil de Cerro Largo estará atendendo em novo endereço, ao menos parcialmente e de forma provisória, na Rua Dr. João Sebastiany, 240, nas antigas instalações do Fórum, em frente à Praça da Matriz.
O arquivo geral já foi transferido, enquanto móveis e equipamentos serão deslocados até o fim de semana.
A partir de segunda-feira (9/1), os trabalhos dos Cartórios já estarão funcionando no local.
Já as ocorrências policiais ainda serão feitas na DP atual, na Rua Monteiro Lobato, 398, até que todo o sistema de informática esteja implantado, o que poderá demorar alguns dias.
Quando ficaram prontas as novas instalações do Fórum da Comarca de Cerro Largo, localizado na Avenida 20 de Setembro, 545 (esquina com a Rua Monteiro Lobato), o Poder Judiciário devolveu o prédio antigo ao Estado, para este fazer a devida destinação.
Em 2020, por iniciativa do delegado de Polícia Charles Dias do Nascimento, foi encaminhada uma solicitação para que o prédio fosse destinado para a Polícia Civil. Entre os argumentos utilizados, estava a falta de espaço na atual DP, afetando o atendimento da população.
A destinação do prédio para a Polícia Civil e, respectivamente, para abrigar a Delegacia de Polícia, foi publicada na edição do Diário Oficial de 29 de dezembro de 2022.
"O Poder Judiciário não apenas agilizou a destinação, com os trâmites burocráticos, como também doou todos os aparelhos condicionadores de ar e o sistema de alarme à Polícia Civil", lembra o Delegado.
Com as novas instalações, a Polícia Civil terá um ambiente mais acolhedor, proporcionando um melhor atendimento à população de Cerro Largo e região, além do acesso facilitado", destaca Charles.
Na nova estrutura será implantada a Sala das Margaridas, que é uma das principais medidas implementadas pela Polícia Civil para o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. O espaço consiste em um ambiente separado de onde são registradas as demais ocorrências e exclusivo para o atendimento às vítimas e seus filhos. O objetivo é criar um local acolhedor e mais humanizado que garanta a privacidade e o respeito às mulheres durante o relato das situações de violência sofridas.
"A Delegacia Polícia de Cerro Largo será um modelo na região", comenta Nascimento.
Atualmente, além do Delegado titular, a Polícia Civil conta com o trabalho de sete agentes, dois estagiários, uma auxiliar de serviços gerais e cinco prestadores de serviço (apenados).
A inauguração oficial da nova Delegacia de Polícia Civil será realizada posteriormente, assim que tudo estiver instalado.
Caberá ao Estado destinar as atuais instalações da DP. Há dois órgãos estaduais interessados: Inspetoria Veterinária e Defensoria Pública.