Cerro Largo, 27 de novembro de 2024. Boa Madrugada!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 30/07/2022 10:33:03 • Segurança Pública

Intenso combate ao tráfico de drogas

Em 35 dias, Polícia Civil e Brigada Militar prendem 17 suspeitos de ligação com o tráfico
Tenente Menin e Delegado Charles (Fotos: Luis Henrique Franqui)

A Polícia Civil e a Brigada Militar de Cerro Largo, num período de 35 dias, efetuaram 17 prisões de suspeitos de ligação com o tráfico de drogas.

A primeira prisão foi no dia 17 de junho e as três últimas na sexta-feira passada, 22 de julho. Com atuação integrada, aliando o trabalho investigativo da Polícia Civil com o policiamento ostensivo da Brigada Militar, busca-se combater o tráfico de drogas e enfraquecer o crime organizado.

O Portal LH Franqui conversou com o comandante do pelotão da Brigada Militar local, 1º tenente Vanderlei Menin, e com o delegado de Polícia Charles Dias do Nascimento, titular da Delegacia de Polícia de Cerro Largo, sobre o trabalho que vem sendo realizado para combater o tráfico de drogas no município.

Consumo

Para reduzir o consumo de drogas, o tenente Menin acredita que a melhor solução é o trabalho educativo, valorizando a prevenção. “É preciso trabalhar envolvendo a família”, frisa.

Já o delegado Charles destaca que o combate às drogas “envolve duas estratégias. Uma estratégia bastante usada pelas polícias é atacar a oferta, buscando a prisão dos traficantes, realizando apreensões de drogas, descapitalizando os grupos criminosos envolvidos com o tráfico. Já a outra estratégia envolve a demanda (os usuários), com políticas públicas de conscientização, tratamentos, internações, inibindo a busca pela droga”.

“É claro que a oferta e a demanda andas juntas (onde tem quem compre, sempre haverá quem venda), mas o modo de atuação do Estado se dá em momentos e escalas diferentes. Assim, para que ocorra um combate efetivo contra as drogas, é necessário agir na prevenção e na repressão. Tanto a Polícia Civil, como a Brigada Militar agem nas duas frentes. As polícias têm agido com rigor e êxito na repressão, de modo que, nos últimos meses, foram presas mais 30 pessoas ligadas ao tráfico. Também foram identificados e abordados mais de 80 usuários, que responderão na forma da lei. Ainda, as polícias têm realizado ações de prevenção às drogas, notadamente na área da conscientização. A Polícia Civil realiza, com frequência, nas escolas da região, o Papo de Responsa, reconhecido programa de combate às drogas e outros tipos de violência familiar. Já a Brigada Militar, com muito sucesso, realiza o Proerd, também um reconhecido programa de conscientização contra das drogas”, diz o Delegado.

Repressão

“A repressão consiste em abordagens, baseadas nos índices de criminalidade, em locais e horários de maior incidência. Apreensão de drogas e desestruturação do crime organizado, por meio de investigação e realização de operações conjuntas também são efetivos”, esclarece o tenente Menin.

“A Polícia Civil tem intensificado as investigações contra o tráfico de drogas. É importante salientar que mesmo nos procedimentos investigatórios a trabalho conjunto entre a Polícia Civil e a Brigada Militar tem sido determinante para o sucesso das operações. Nos últimos meses foram realizadas, pelo menos quatro grandes operações, que desarticularam grupos organizados que atuavam no tráfico de cocaína, maconha e crack. Em diversos casos, famílias inteiras faziam parte dos grupos, formando verdadeiras redes de tráfico. Outro ponto importante é que nos últimos tempos a Polícia Civil e a Brigada Militar têm tido como alvos não somente os traficantes, mas também os usuários, que dependendo do caso, poderão responder por associação ao tráfico de drogas. Como disse acima, mais de 80 usuários já foram identificados e estão sendo chamados para prestar esclarecimentos na Delegacia”, adiantou o delegado Charles.

Situação local

Sobre o consumo de drogas no município, Charles Dias do Nascimento ressalta que “primeiramente, é bom lembrar que o Brasil, por ter uma proximidade muito grande com os países produtores de drogas, de modo a baratear a oferta, aliado à falta de políticas de conscientização/prevenção, e a sabida dificuldade na repressão ao tráfico, faz com que nosso país seja um dos maiores consumidores do mundo de cocaína, maconha e crack. Assim, nosso Estado e nossa região não fogem dessa triste realidade. É muito triste constatar que a droga alcançou quase todas as comunidades e que o combate é muito difícil. Como já apontei, Cerro Largo está dentro dessa realidade, de modo que o consumo é alto, facilmente constatado pelo número de consumidores abordados. Mas a Polícia Civil está sempre agindo, sempre vigilante e sempre pronta para combater de modo incansável esse mal que assola nossas comunidades”.

 

17 prisões em 35 dias


22/7 - Quatro prisões

E na noite de sexta-feira, 22 de julho, por volta das 22h, a Brigada Militar efetuou quatro prisões no Bairro Santa Maria. Houve ainda a apreensão de um menor de idade

Todos os suspeitos foram presos por envolvimento com o tráfico de drogas. E responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico e porte ilegal de arma de fogo.

Também foram apreendidas cocaína e maconha, um revólver calibre 38, diversas munições e outros utensílios.

14/7 - Três prisões

Em 14 de julho foi desencadeada a Operação Parceria, com atuação conjunta da Polícia Civil e Brigada Militar, quando foram presos três acusados de tráfico de drogas, em Cerro Largo.

A operação, coordenada pela Delegacia de Polícia de Cerro Largo, contou com apoio de policiais civis de Guarani das Missões, Giruá e Santo Ângelo, além de policiais militares da Brigada Militar de Cerro Largo e da Força Tática de Santo Ângelo.

Os suspeitos, presos no Bairro Esplanada, têm 20, 25 e 35 anos, respectivamente. Todos com antecedentes criminais. Também houve a apreensão de drogas, telefones celulares e dinheiro em espécie.

30/6 - Nove prisões

Na noite de 30 de junho, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Cerro Largo, com apoio das DPs de Santo Ângelo, Guarani das Missões e São Paulo das Missões, além da Brigada Militar de Cerro Largo e Santo Ângelo prendeu, nos Bairros Fraternidade e Paulino Moscon, por tráfico de drogas, nove pessoas durante a Operação Narcos.

Na ocasião foi apreendida quantidade de cocaína suficiente a produção de 650 porções. Também foram apreendidos três automóveis utilizados para o tráfico.

Durante a operação, um policial civil foi atingido, na mão, por disparos de arma de fogo desferidos por um dos investigados. O atirador foi preso em flagrante pelos policiais, por tentativa de homicídio e tráfico de drogas. A arma foi apreendida.

17/6 - Uma prisão

Após intensa investigação a Polícia Civil prendeu, no dia 17 de junho, um homem de 19 anos, por tráfico de drogas, no Bairro Esplanada. O suspeito tem antecedentes policiais por tentativa de homicídio e crime de lesões.

Fonte: Luis Henrique Franqui
Tráfico de drogas
Vanderlei Menin
Charles Dias do Nascimento
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp