Cerro Largo, 19 de abril de 2024. Boa Madrugada!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 04/02/2023 11:53:03 • Meu Pet

Gato de Pelo Curto Brasileiro

Elegante, confiante e considerada a única raça de gato do país
O Pelo Curto Brasileiro é um felino típico do país (Foto: Reprodução)

Considerada a única raça de gato do país, o Gato de Pelo Curto Brasileiro é o felino certo para quem busca um pet ágil e confiante, de personalidade lúdica e sociável. Para conhecer melhor essa raça, continue acompanhando o nosso guia!

O porte médio, a pelagem curta e a aparência esbelta fazem da elegância uma das principais características do gato brasileiro.

Gato doméstico de pelo curto

O gato doméstico de pelo curto é uma espécie que existe ao redor do mundo e aqui no Brasil não poderia ser diferente - nós também temos a nossa própria raça de gatinho e ela é um sucesso nos lares brasileiros! Todo gateiro já teve experiência com essa raça e quem tem um em casa garante: eles são brincalhões, energéticos e grandes companheiros. Ficou curioso? Então continue a leitura pois preparamos uma super matéria contando tudo sobre o gato pelo curto.

Origem do Pelo Curto Brasileiro

A origem do Gato de Pelo Curto Brasileiro é relacionada ao descobrimento do Brasil, em 1500, pois acredita-se que eles descendem dos 'gatos bravos' que vieram nas embarcações portuguesas. De lá para cá, eles sofreram diversas adaptações e se espalharam pelas ruas do país. Só em 1985, o brasileiro Paulo Samuel Ruschi, fundador da Federação do Gato do Brasil, decidiu desenvolver uma padronização para a raça.

Esse processo foi demorado e levou anos para reunir os gatos de Pelo Curto Europeu aos vira-latas espalhados pelo Brasil, até que em 1998 a raça chegou ao seu padrão final e finalmente foi reconhecida internacionalmente pela WCF, a World Cat Federation (Federação Mundial de Gatos), como uma raça de gato brasileira.

Características físicas esbeltas

O pelo curto é um gato de porte médio a grande, conhecido por ter a pelagem rente ao corpo, que é alongado. Sua estrutura física é magra e atlética. Pernas finas e longas sustentam esse bichano com sua elegante cauda fina e média. Machos e fêmeas pesam de 5 a 10 kg e geralmente medem 20 cm na centelha.

Além de curtos, os pelos do gato também são sedosos e de aparência brilhante. Facilmente são confundidos com vira-latas, pois têm inúmeras cores e padrões. O mais famoso é aquele malhado, com tons de cinza, misturados a listras pretas e manchas brancas. No entanto, existem gatos de pelo curto na cor laranja, bicolor e até preta.

Aspectos do Gato Pelo Curto Brasileiro

Cabeça: cabeça pequena e de formato fino, com o queixo firme e moderado e pescoço esguio.
Orelhas: orelhas ligeiramente grandes, mas ainda proporcionais à cabeça.
Focinho: levemente alongado.
Olhos: redondos e próximos, de cores predominantemente verdes ou amarelados.
Nariz: nariz pequeno que apresenta tons de rosa ou salmão.

Simpático e divertido

Não dá para negar que o Pelo Curto Brasileiro é um bichano extrovertido e sociável. Esse gato adora fazer charme de forma arisca, mas no geral se dá muito bem com outros pets e toda a família - incluindo crianças.

Ele sabe curtir o lazer e seu passatempo favorito é esconde-esconde. Mesmo sem ser um felino silvestre, denota muita força durante a diversão, que pode terminar com arranhões e fortes mordidas. Uma casa com vários pets tende a sofrer um pouco com as brincadeiras brutas do Pelo Curto, mas tudo pode ser mediado pelo tutor através de comandos.

Esse bigodudo também é muito comunicativo e é um gato que fica miando pela casa, com um miado baixo e agudo. Ele também é aquele típico felino que gosta de correr e bagunçar tudo, principalmente à noite, pois tem hábitos fortemente noturnos.

Personalidade forte

A falsidade não faz parte da personalidade do Pelo Curto Brasileiro, pois quando ele não gosta de algo ou alguém, dificilmente vai esconder isso! Inclusive, ele demonstra isso com um comportamento arisco e através de peripécias com a pessoa, além da destruição de objetos pessoais do indivíduo.

Mas não pense que o Pelo Curto é um gato difícil de conviver: eles são extremamente carinhosos e essas atitudes podem ser amenizadas com muita calma e amor. Agora, quando gostam de alguém, não vão negar a companhia e o carinho. Geralmente eles tendem a adotar um ser da casa e é essa pessoa que vai ter favoritismo.

O que esperar de um filhote de Gato Pelo Curto Brasileiro?

O Pelo Curto Brasileiro já nasce cheio de energia e é um filhote de gato super bagunceiro. A ninhada apronta muito entre si, mas quando um deles começa a brincar com alguém, toda a ninhada corre para brincar junto, pois a interação humana pode ser muito interessante para eles. Esse contato e a socialização felina também são muito importantes para evitar um adulto frustrado e arisco. Nessa fase, ele já mostra seu instinto de caça e é bom ter cuidado com os pequenos insetos que ele captura. No geral, são filhotes carinhosos e gentis.

Pelo Curto Brasileiro x Pelo Curto Europeu

Os nossos felinos naturalmente descendem dos gatos de Pelo Curto Europeu, pois sua história é marcada pela colonização. No entanto, lá fora os Pelos Curtos eram domesticados, criados como pet de companhia. Enquanto isso, os nossos bichanos eram deixados nas ruas como caçadores. Essas características são só algumas que diferenciam uma raça da outra, pois o Gato Pelo Curto Brasileiro é mais animado que o Europeu. Agora, fisicamente falando, a raça brasileira é menos robusta e rechonchuda. Ambos são resultado da miscigenação felina, mas o British Shorthair foi reconhecido em 1982, enquanto o brasileiro em 1998.

Não exige muitos cuidados

Ele é um gato fácil de cuidar e sua dieta também é tranquila, mas a alimentação deve ser controlada para evitar a obesidade de gato. Esse é um gato curioso, cheio de vontade de conhecer o mundo, então tenha cautela contra fugas. É recomendada a castração felina para controlar esse instinto. Já o enriquecimento ambiental é aliado em assegurar a energia dessa raça que carece de entretenimento.

Por ter o pelo curto, ele precisa de pouca escovação, mas isso não quer dizer que não se deve ter uma rotina de higiene: banhos ocasionais, limpeza dos olhos e orelhas, controle de pulgas e outros parasitas são importantes para mantê-lo saudável.

Naturalmente saudável

As raças de gato pelo curto esbanjam saúde pois herdaram a saúde dos Vira-latas durante a sua evolução e padronização. Porém, são propensos à obesidade e não são imunes a doenças contagiosas, como a FIV, FeLV, Rinotraqueíte felina, entre outros males. Ou seja, é essencial manter os cuidados clássicos, como a vacinação em dia e um cronograma de vermifugação. Visitas periódicas ao veterinário, casa com telas e ração de qualidade ajudam a prevenir diversas doenças de gato. O Pelo Curto Brasileiro tem boa longevidade e sua expectativa de vida é de 14 a 20 anos.

Cinco curiosidades sobre o Gato Pelo Curto Brasileiro

1) O gato de Pelo Curto Brasileiro é a primeira raça de gato brasileira: antes do seu reconhecimento no fim dos anos 90, não existia nenhum felino naturalmente tupiniquim. Além disso, essa é a única raça de gato considerada brasileira até os dias atuais.

2) São famosos aqui e queridinhos lá fora: os gringos são apaixonados por esses felinos devido a sua personalidade animada e cheia de energia. Os gatos no resto do mundo tendem a ser mais tranquilos em comparação ao Pelo Curto, e os gateiros que preferem um pet animado, buscam por essa raça.

3) É um ótimo caçador: inicialmente, os portugueses usavam os felinos para conter ratos e baratas na embarcação e essa habilidade se fortaleceu quando os antigos fazendeiros utilizavam os gatos para capturar bichos e outras pragas.

4) Grandes observadores: essa é uma raça muito curiosa e essa característica os torna felinos muito inteligentes, pois eles percebem o ambiente ao seu redor e rapidamente absorvem a dinâmica da casa. Ele também é um gato que pode ser facilmente treinado e é ágil na hora de aprender a usar a coleira e passear.

5) Ele é um gato que adora o calor: são felinos apaixonados pelo nosso clima tropical e em épocas mais frias tendem a ficar quietinhos e dormindo por horas. As outras raças de gatos silvestres do Brasil também se adaptaram ao calor do país.

Raio-X do Gato de Pelo Curto Brasileiro

Pelagem: curta e de aspecto brilhante.
Temperamento: animado, arisco e brincalhão.
Nível de inteligência: alto.
Nível de energia: alto.
Saúde: boa e que pede cuidados clássicos.
Expectativa de vida: 14 a 20 anos.

Fonte: Erika Martins / Patas da Casa
gato
felino
gato de pelo curto
gato de pelo curto brasileiro
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp