Cerro Largo, 09 de setembro de 2025. Boa Noite!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 16/06/2020 17:44:59 • Cerro Largo

Cerro Largo: pela manhã foram aplicados 66 testes rápidos

Até o momento, todos os testes apresentaram resultado negativo

A semana começou com uma certa expectativa nas autoridades de saúde de Cerro Largo, pois existia a possibilidade do município registrar seu primeiro caso do novo coronavírus (Covid-19).

Na manhã de segunda-feira (15/6) foram aplicados dois testes rápidos, num jovem casal, em que ela teve contato com um familiar, em Porto Xavier, que teve resultado positivo para Covid-19 na semana passada. Mas ambos apresentaram resultado negativo.

Durante o dia chegou o resultado de um exame encaminhado ao LACEN, na sexta-feira (12), de uma pessoa suspeita de ter contraído o vírus. Mais uma vez, com resultado negativo (leia mais AQUI).

Quando a segunda-feira estava acabando, dois testes rápidos jogaram "um balde de água fria" no otimismo verificado durante o dia e, de fato, Cerro Largo entrou para as estatísticas de municípios com casos confirmados do novo coronavírus (leia mais AQUI).

CASAL DE SERVIDORES

Um casal de servidores da Prefeitura Municipal, ele ocupante de cargo em comissão, fez teste rápido e ambos tiveram resultado positivo.

Os dois apresentaram sintomas muito leves. Ele teve um pouco de tosse seca e dor de cabeça. Ela, sintomas gripais leves. Como os dois pertencem ao grupo de risco, devido à idade, resolveram tirar a dúvida e acabaram descobrindo que estavam infectados com a Covid-19.

O casal não viajou, nos últimos dias, e agora a Secretaria Municipal da Saúde está estudando o histórico de contatos deles, nos dias anteriores, para tentar descobrir como eles podem ter tido contato com o vírus.

Uma enteada dele, igualmente assintomática, que está em Brasília (viajou antes de saber que poderia estar com o vírus), fez um teste rápido lá e também descobriu estar infectada. Como o seu Cartão SUS é vinculado a Cerro Largo, este contágio também entra para as estatísticas do município.

Após o resultado dos testes, o casal "está em isolamento domiciliar e está sendo monitorado pela Secretaria de Saúde", como destacou Nota publicada pelo Governo Municipal ontem (15/6), em sua página no Facebook.

Dentro de quatro ou cinco dias, os dois estarão liberados do monitoramento.

PROVIDÊNCIAS

Tão logo souberam do fato, o prefeito Valter Spies e a secretária de Saúde Pâmela Szymanski Martins encaminharam as primeiras providências.

Na manhã de hoje (16/6), foram aplicados 66 testes rápidos em servidores que possam ter tido contato com eles, seja na Prefeitura ou no Anexo II da Prefeitura. Todos os testes aplicados tiveram resultado negativo, até o momento.

Na parte da tarde, mais testes rápidos estão sendo aplicados em pessoas que tiveram algum tipo de contato com o casal. Estas pessoas também estão recebendo orientação.

Também foi providenciada a sanitização do Anexo II, visando a desinfecção.

MAIS TESTES

O prefeito Valter Spies, falando ao Portal LH Franqui, adiantou que o Município encomendou mais 150 testes rápidos: "se for preciso, iremos adquirir mais testes, nos próximos dias"

"A comunidade cerro-larguense está de parabéns, pelo trabalho de prevenção realizado até aqui. Agora que o vírus chegou no município, precisamos redobrar a atenção e os cuidados", disse.

NOTIFICAÇÃO DO MP

Spies foi um dos prefeitos missioneiros a participar de audiência online com o governador Eduardo Leite, para debater a classificação da região das Missões na bandeira vermelha (leia mais AQUI).

Se dizendo confiante de que a região permanecerá na bandeira laranja, o prefeito afirmou que já foi notificado pelo Ministério Público para que, em 48 horas, apresente as medidas que o Município tomará, relacionadas ao Distanciamento Controlado do governo estadual.

"Se a região missioneira ficar na classificação de bandeira vermelha, não restará outra alternativa a não ser fechar as atividades não essenciais, como recomenda o Decreto Estadual", finalizou Valter Spies.

Nota da Redação: Matéria atualizada.

Fonte: Luís Henrique Franqui
coronavírus
covid-19
caso
teste rápido
cerro largo
pamela szymanski martins
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp