Muitas culturas celebram a chegada de um novo ano com a queima de fogos de artifício. Mas o que é tradição para boa parte das pessoas, afeta a saúde e bem-estar dos pets. O barulho alto e intenso da queima de fogos é prejudicial principalmente para os cachorros, que têm a audição aguçada.
De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária, para os cães, os barulhos acima de 60 decibéis, que equivale a uma conversa em tom alto, podem causar estresse físico e psicológico no animal.
Com uma audição apurada, os cachorros conseguem perceber uma frequência maior de sons, quando comparado aos seres humanos, e podem detectar sons quatro vezes mais distantes.
Os fogos de artifício produzem estalos, estouros e ruídos imprevisíveis, o que confunde os cachorros, que acabam se sentindo eufóricos e em pânico. Em alguns casos, eles chegam a fugir de casa, deixando os tutores desesperados e preocupados.
Roupas calmantes e coletes
Para acalmar a ansiedade e o estresse dos cachorros é indicado usar roupas específicas, como os coletes de compressão leve, por exemplo. Por meio deles, é aplicado uma pressão suave no corpo do pet, que acaba o tranquilizando.
Fornecer um local seguro
Dentro de casa, crie um local seguro e tranquilo para o cão, onde ele possa se esconder. É indicado fornecer um cômodo ou uma casinha confortável, que possa ajudar a reduzir o barulho dos fogos de artifício aos ouvidos sensíveis do pet.
Ruído branco
Músicas ou ruídos brancos são ótimas opções para abafar o barulho dos fogos de artifício no Ano Novo, o que pode ajudar a distrair o animal, minimizando o estresse causado por conta dos estampidos.
Brinquedos à disposição
Outra forma de distrair os pets durante a queima de fogos é com brinquedos ou até mesmo petiscos. Isso ajuda mitigar os efeitos dos barulhos e ainda proporciona uma atividade positiva para ele.
Identifique seu pet
O barulho, muitas vezes, provoca a fuga dos animais, que ficam eufóricos e acabam correndo para locais que não conhecem à procura de um refúgio. Como precaução, é indicado usar colares de identificação, com dados atualizados, o que ajudará na localização do tutor caso o pet saia de casa.