Adriel Staudt Schardong e Jordana Griebeler Moscon são, respectivamente, presidente e vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Cerro Largo e da Comissão Central da Oktoberfest Missões 2022.
A dupla é a responsável por comandar a retomada da festa da alegria, após um hiato de dois anos devido à pandemia de covid-19 e, nesta entrevista, contam um pouco sobre o árduo, mas satisfatório, trabalho de organização do evento, que envolve mais de 200 pessoas em sua realização, a grande maioria atuando de forma voluntária.
Sonho realizado
No lançamento da Oktoberfest Missões 2022, Adriel destacou que estava realizando um sonho. "Por muitas vezes eu via o evento acontecendo e pensava como era estar por dentro disso, vendo com outros olhos. Pois é totalmente diferente, a visão de quem simplesmente visita o evento e depois de quem organiza tudo isso. E esse sonho eu alimentava desde muito tempo, principalmente da Oktoberfest Missões, que é o grande evento da região", conta o Presidente da festa.
Adriel confessa que nem todos os dias são legais. "Para quem vai assumir a próxima, que com certeza não serei eu, tem que saber que haverá dias muito legais, que daremos muitas risadas, que tudo dará certo, que a expectativa é que as pessoas virão e falarão coisas boas. Mas também há dias que tudo o inverso acontece, que a gente abre as redes sociais e estão falando algo nem tão positivo, tem dias que há mais tarefas que horários disponíveis, alguns em que parece que tudo dá errado. Mas o lado bom é que, quando o evento começa, tudo acontece naturalmente".
"Estou realizando um sonho, sem nenhuma dúvida. Não é porque nem tudo são flores, que há algum arrependimento. Muito pelo contrário! Mas é algo para realizar uma vez e depois tentar auxiliar os próximos que irão assumir, pois é bem desgastante", frisa.
Conhecimento e experiências
Para Jordana, está sendo uma grande experiência. "Com certeza é uma oportunidade única. É um trabalho que, mesmo totalmente voluntário, exige um nível altíssimo de comprometimento e dedicação da nossa parte, pois a Oktoberfest Missões tem uma marca forte na região e é um evento de grandes proporções, principalmente nessa retomada pós pandemia. Ao mesmo tempo, me permitiu conhecer e conviver com pessoas novas, construir grandes amizades e adquirir uma vasta bagagem de conhecimento e experiências", relata.
Conciliar as rotinas
Uma das grandes dificuldades enfrentadas na organização de um evento do porte da Oktoberfest Missões é aliar a rotina profissional com o trabalho voluntário à frente da Comissão Central.
Para a Vice-presidente esse é um ponto bem desafiador. "Desde que assumimos a diretoria da ACI e da Oktober, realizamos várias reuniões e encontros para encaminhar todas as nossas atividades, sendo grande parte delas após o horário de trabalho e, ainda, em finais de semana. No último mês, quando se intensificaram as rotinas de divulgação da festa e de organização do parque, o trabalho para o evento virou em tempo integral e o trabalho nas nossas empresas em pequenos momentos, cedo da manhã ou tarde da noite", lembra Jordana.
O Presidente destaca possuir o privilégio de ter uma profissão em que pode trabalhar em horários alternativos. "Esse é outro ponto. Alguém que necessite cumprir horário integral de expediente, dificilmente poderá assumir a presidência de uma festa do porte da Oktoberfest, pois as coisas acontecem a todo momento, principalmente nestes últimos dias. Eu e a Jordana, nestas duas últimas semanas, estamos praticamente prestando expediente em horário comercial e, muitas vezes, noite adentro. Estou fazendo meu trabalho de madrugada", exemplifica Schardong.
Receptividade
Nas visitas em toda a região, ambos destacam a ótima receptividade encontrada.
"Essa é a coisa mais 'assustadora' de todas. Dou o exemplo de Santo Ângelo, onde fomos fazer uma divulgação no final de uma tarde, com as Soberanas. E não foram nem uma, ou duas pessoas. Foram várias que disseram que já tinha ingresso comprado, que viriam pro show, que a turma já tinha barril. E isso se repetiu em outras cidades, como São Luiz Gonzaga e várias da região", salienta Adriel.
Ao todo foram visitados 22 municípios. "Em todos fomos recebidos com alegria. Até porque identifica o nosso traje, que remete ao evento. Pela aceitação das pessoas, temos confiança que a festa será um grande sucesso. Todo está com saudade de viver a alegria de festejar juntos", diz o Presidente.
Expectativa
Diante da venda de ingressos e barris de chopp, Adriel e Jordana reforçam a expectativa por uma edição histórica da Oktoberfest Missões.
"Estamos sempre afirmando que nosso desejo é que a Oktoberfest Missões 2022 seja a maior de todos os tempos e que a Oktoberfest Missões de 2024 supere esta. Não estamos aqui para fazer uma marca eterna. Nosso trabalho está focado em fazer um evento que fique na história, até aproveitando esta parada que houve em virtude da pandemia. Entedemos que esta edição precisava marcar a força do evento e para isso estamos trabalhando", conta Adriel.
Com muitas atrações no palco alternativo, com acesso gratuito, pois a ideia é ter grande púnlico não apenas nos bailes, mas durante todo dia e a noite. "Esperamos entre 50 e 60 mil pessoas durante os sete dias da Oktoberfest, sendo pelo menos oito mil pagantes nos quatro bailes. Quanto ao chopp, esperamos comercializar pelo menos 35 mil litros da bebida", prevê o Presidente.
Caminhada e satisfação
Para Jordana, a maior satisfação é poder olhar para trás e "ver tudo que passamos e fizemos para chegar até aqui e se orgulhar da nossa caminhada. Foi um trabalho de meses e de muita dedicação e que a partir de agora já podemos ver um pouco do resultado. É ótimo também ver o quanto crescemos e amadurecemos ao longo desse trabalho e perceber que vamos levar essa experiência para vida toda".
Recado final
"Só nos resta convidar todo mundo da região. Estamos trabalhando há muito tempo para fazermos um evento que as pessoas cheguem e já se encantem já no pórtico. Que em qualquer horário que as pessoas vierem, terá atrações. O Parque está bonito, tem mais de 50 expositores confirmados e no Parque de Diversões, por exemplo, tem um brinquedo que será utilizado pela primeira vez na nossa festa. Tem atrações para todos os públicos, para todas as idades. Queremos que as pessoas venham e cumpra o nosso slogan, viver a alegria de festejar juntos a Oktoberfest Missões", finaliza Adriel Schardong.