A dica e hoje é um filme indiano de 2023, dirigido por Vidhu Vinod Chopra, sobre um jovem que quer superar a pobreza e mudar o mundo através da educação e da honestidade.
O personagem principal Manoj Kumar Sharma é um garoto muito pobre de uma pequena vila no interior da Índia, cujo pai tem problemas com as autoridades locais devido à sua não aceitação dos mecanismos de corrupção local. Por isso, seguindo o exemplo do seu pai, ele busca ser honesto, mesmo que isso lhe dê piores notas na escola. O sistema escolar da região é profundamente marcado pela desonestidade com os alunos encorajados a colar para tirarem boas notas. Mas Manoj não se submete, reprova o 12º ano e o refaz, tirando somente notas bem próximas da média.
Ainda assim, ele coloca na cabeça que será alguém importante no futuro e estuda para conseguir chegar à Inspetor Geral da Polícia, um cargo concursado que possibilitaria não só uma boa estabilidade, mas que também lhe permitiria lutar contra a corrupção. É um sonho muito distante, o concurso é puxado, com diversas fases, mas Manoj com forte disciplina está disposto a alcançar.
Ainda que tenha dificuldades, advindo de sua pobreza, sua necessidade de trabalhar ao mesmo tempo em que tem que estudar, sua formação insuficiente, o jovem consegue retirar forças para alcançar seu objetivo. É um filme muito bonito e emocionante. Recomendo fortemente.
Os temas da honestidade e corrupção, o valor da educação e do esforço, além da amizade e paternidade circundam todo o filme e nos faz refletir.
O Repetente está disponível na Netflix.
Cinco opções para assistir no fim de semana