Um antigo cemitério indígena datado do final dos anos de 1600 e início de 1700 é utilizado até hoje, mais de 300 anos depois, por comunidades que residem nas imediações do local.
O cemitério está localizado no interior de São Luiz Gonzaga, distante cerca de oito quilômetros da rodovia BR 285 e quase 30km da cidade de São Luiz, ao lado das ruínas de São Lourenço Mártir. O acesso é por estrada asfaltada, inaugurada em junho desse ano (Saiba mais AQUI).
São Lourenço Mártir foi fundada em 1690, com nativos provenientes da redução argentina de Santa Maria la Mayor, descendentes dos fugitivos de Guaíra, que se instalaram no local liderados pelo padre Bernardo de la Vega. Em 1731, o sítio tinha aproximadamente 6.400 indígenas, fazendo desta uma das maiores reduções dos Sete Povos.
Do cemitério, que nos anos de 1700 eram enterrados os indígenas que morriam na Redução Jesuítica, restam ainda resquícios da época. Por mais de um século ficou intocado, mas atualmente comunidades que residem nas imediações realizam enterros no local, principalmente de pessoas da localidade.
O Sítio Arqueológico ainda preserva paredes e partes do chão da antiga redução missioneira.