


Nesta semana, a Secretaria de Agricultura de Salvador das Missões recebeu denúncias de que havia embalagens de agrotóxicos atiradas junto aos abastecedores, no interior do município.
O secretário de Agricultura, vice-prefeito Leomar Henrich, pede a colaboração de todos os agricultores, para que não deixem as embalagens atiradas e nem coloquem próximos aos rios ou nascentes, pois os resíduos que ficam nos galões são muito prejudiciais ao meio ambiente, às pessoas e aos animais.
Também procurem não lavar e nem testar os pulverizadores (máquinas de passar veneno) junto aos locais dos abastecedores, pois os resíduos de veneno ficam no ar, prejudicando as lavouras próximas aos locais e a saúde das pessoas.
As questões ambientais vêm ganhando força ao longo dos anos porque as consequências negativas da ação do homem no meio ambiente vêm impactando de forma clara a sociedade como um todo. Na agricultura, atitudes como o descarte incorreto de embalagens com agrotóxicos, prejudicam a saúde dos seres humanos e podem também acarretar em contaminação de solo, mananciais e rios.
Pensando na necessidade urgente da consciência ambiental e preservação do meio ambiente foi criada a Lei 9.974/2000 e o Decreto 4.074/2002 para agricultores e proprietários agrícolas, trazendo de forma explícita que as embalagens de agroquímicos devem ser descartadas após o uso, no prazo de um ano a partir da data da compra.