Cerro Largo, 03 de agosto de 2025. Boa Tarde!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 09/04/2021 11:25:49 • Polícia

Delegado alerta para crescimento dos golpes pela internet

Em seis meses, Delegacia de Polícia de Cerro Largo registrou 73 ocorrências deste tipo
Charles Dias do Nascimento, delegado de Polícia de Cerro Largo

Com o acesso da população ao mundo exterior bastante reduzido e com o crescimento das operações financeiras por meios digitais, devido às medidas de distanciamento social para combater a pandemia de Covid-19, os golpes virtuais vem se multiplicando em todo o país.

E não pense que isso é apenas "coisa de cidade grande". Na Delegacia de Polícia de Cerro Largo, de acordo com o delegado Charles Dias do Nascimento, foram registradas 73 ocorrências de crimes virtuais nos últimos seis meses.

"Isso significa um crescimento de 50% em relação a igual período do ano passado", destaca o Delegado.

Segundo Nascimento, ao contrário do que muitos possam imaginar, os golpes aplicados e que chegaram ao conhecimento da Polícia Civil envolvem valores elevados.

VIA WHATSAPP

O principal instrumento utilizado pelos estelionatários, para a aplicação de golpes, é o aplicativo de mensagens WhatsApp. E são dois os principais golpes aplicados em nossa região: a clonagem do número e principalmente o falso parente/amigo com o "carro quebrado" ou em "dificuldades financeiras".

CLONAGEM

Os golpistas têm diversos meios de conseguir o número da vítima, mas o mais usual é que seja retirado de redes sociais com perfis abertos (Facebook, Instagram, etc) ou de sites de compras.

Geralmente as vítimas recebem um torpedo, com o golpista se passando por funcionário de um banco, de uma instituição ou até mesmo da plataforma, e solicita um código de seis números para ativar alguma coisa.

Para tal, solicita a verificação da vítima com dados pessoais (nome completo, CPF, RG, endereço) e finalizando solicita o código de seis dígitos. Este código é uma verificação do WhatsApp, ou seja, o golpista digitou o número de celular da vítima no celular dele para ativar o WhatsApp. Este código de verificação para habilitar o WhatsApp foi enviado para o celular da vítima.

De posse desse código o golpista desvia o WhatsApp da vítima para o aplicativo instalado no celular dele, e a vítima perde o acesso ao aplicativo.

O golpe é efetivado com o golpista conversando com os amigos da vítima, se fazendo passar por ela, falando que está sem dinheiro, com algum problema na conta ou cartão de crédito bloqueado e solicita dinheiro emprestado.

Como se proteger: É de suma importância habilitar a "confirmação em duas etapas" no seu WhatsApp. Para isso, clique em "Configurações", depois clique em "Conta" e depois em "Confirmação em duas etapas"; habilitar senha de seis dígitos numéricos.

E jamais enviar para qualquer pessoa este código de seis números.

PARENTE OU AMIGO FALSOS

O golpista liga aleatoriamente para as vítimas. Dependendo se quem atende for homem ou mulher, ele logo fala: "oi tio/tia, sabe quem está falando?"

Caso a vítima diga um nome, achando ser algum sobrinho ou parente distante, já deu para o golpista o que ele queria. Algumas vezes a vítima fala que não se recorda e o golpista usa do artifício "nossa, não lembra mais de mim". A vítima, constrangida, acaba continuando o diálogo e se sujeitando ao que o golpista fala. Com isso, ele conta uma história que seu carro quebrou e que precisa de ajuda, solicitando que a vítima faça uma transferência para determinada conta (seja do mecânico, da ferragem, ou da borracharia para pagar o conserto do carro).

Como se proteger: Não faça transferências ou dê dinheiro para terceiros. Deligue o telefone e faça contato com o familiar que você achava estar falando. Caso a pessoa esteja realmente em apuros, você ainda poderá ajudá-lo.

CARTILHA

Em caso de ser vítima de um golpe virtual, o delegado Charles Nascimento orienta as pessoas a fazerem o registro da ocorrência o mais rapidamente possível.

No site da Polícia Civil pode ser baixada a cartilha Cuidados com os Golpes na Internet (acesse AQUI), com orientações sobre os principais golpes aplicados e como se proteger dos estelionatários.

Fonte: Luís Henrique Franqui
golpe
golpe virtual
crime virtual
estelionato
whats
whatsapp
charles dias do nascimento
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp