Cerro Largo prometia ter uma eleição municipal com vários candidatos a Prefeito. Mas nos últimos dias houve uma reviravolta nos bastidores, com a possibilidade da reedição da coligação Progressistas/Partido dos Trabalhadores.
Desde que começaram as articulações visando o pleito de 6 de outubro, chegou-se a cogitar a chance de haver cinco candidatos à Chefia do Poder Executivo.
No Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o nome do prefeito Paulo Kipper era apontado como candidato natural à reeleição, fato confirmado na convenção do partido realizada ontem à noite (saiba mais AQUI).
No Progressistas, o primeiro nome lançado como pré-candidato foi do professor e ex-secretário de Educação Edgar Ferst. Com sua desistência, o partido lançou o ex-vice-prefeito Protásio Pedro Butzen como pré-candidato.
O Partido Liberal (PL) sempre teve, entre as alternativas discutidas, o nome do médico veterinário Bernardo Gulartt Melo como pré-candidato ao Executivo. Melo que disputou as eleições passadas e teve um desempenho surpreendente na ocasião.
O PT e o PDT até iniciaram conversas para uma coligação em maio (saiba mais AQUI), mas como ambos os partidos queriam indicar o candidato a Prefeito, houve um distanciamento entre as siglas.
O Partido dos Trabalhadores então começou a trabalhar alguns nomes para colocar à disposição dos eleitores como pré-candidatos a Prefeito, como do empresário Ambrósio Ten Caten e do agricultor Carmo Lunkes.
Por fim, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) lançou o nome do advogado Gustavo Welter como pré-candidato a Prefeito.
Progressistas e PT, embora de campos ideológicos distintos, já concorreramm juntos em Cerro Largo.
Em 2004, Adair Trott (Prefeito/PP) e Canísio Schmidt (Vice-prefeito/PT) venceram o pleito. E nas últimas eleições, em 2020, o saudoso Leonardo Schoffen (PP) concorreu a Prefeito, tendo Carmo Lunkes (PT) como candidato a Vice.
Nos últimos dias, cresceram os rumores de uma possível reedição da coligação, que teria o agricultor Pedro Butzen como candidato a Prefeito e Ambrósio Ten Caten como candidato a Vice.
A reportagem falou com algumas lideranças ligadas aos dois partidos e não houve negativa sobre as conversações em andamento. Mas tudo será definido nas convenções partidárias.
Tanto o Progressistas como o PT, realizam seus encontros na tarde desse sábado (03/08). O PP na Câmara de Vereadores (14h) e o PT na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (15h).
Outra aliança, envolvendo Progressistas e PL, também foi muito comentada nos bastidores políticos. O que se sabe é que, como ambas as siglas exigiam a "cabeça" da chapa, a união entre os partidos de direita acabou ficando inviabilizada. Ao menos, por enquanto.
O PDT realiza sua convenção nessa sexta-feira (02/08), a partir das 18h na rua Dom Hermeto, 888 (sala 01), no Bairro Floresta.
Já o Partido Liberal marcou seu encontro partidário para o domingo (04/08), com início previsto para às 10h, no CTG Porteira das Missões.
Até que todas as convenções estejam finalizadas, tudo pode acontecer!