


A Secretaria Municipal de Saúde de Cerro Largo confirmou ontem, dia 23, o primeiro caso de dengue após o inverno.
No final de 2019 e nos primeiros meses de 2020, Cerro Largo registrou centenas de casos da doença.
Oficialmente, o número de casos estava em 190, de acordo com o boletim epidemiológio nº 109, de 28 de agosto, mas como há grande subnotificação, o número de pessoas infectadas no município certamente é maior.
CRIANÇA NO HOSPITAL
Uma criança de nove anos, residente no Bairro Brasília, que encontra-se hospitalizada em outro município, teve resultado positivo para dengue em exame encaminhado ao LACEN.
A criança está em tratamento de uma doença que pode ter sido causada pelo vírus da dengue.
Como a família não viajou nas últimas semanas, a contaminação pode ter ocorrido da forma autóctone (contraída na região em que reside).
APLICAÇÃO DE FUMACÊ
Diante deste caso, a 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) resolveu fazer um desinsetização nos bairros Brasília e Esplanada, por meio do chamado "fumacê", visando criar um "bloqueio" preventivo.
O fumacê foi aplicado ontem à tardinha, a partir das 17h30min, nos quarteirões do entorno de onde reside a família desta criança.
PREOCUPAÇÃO
O coordenador da 12ª CRS, Iury Sommer Zabolotsky, esteve em Cerro Largo acompanhando o trabalho.
Ele disse à reportagem do Portal LH Franqui estar preocupado com a situação. "Há poucos dias terminou o inverno e já temos casos de dengue em Cerro Largo que, juntamente com Santo Angelo, são os municípios missioneiros com maior incidência da doença. Por isso resolvemos fazer o fumacê para tentar controlar sua disseminação".
REFORÇO NO TRABALHO
A secretária municipal de Saúde, Pâmela Szymanski, contou que está sendo reforçado o trabalho de conscientização, por parte dos agentes de combate à endemias.
"Encaminhamos a confecção de mais material informativo, que estaremos distribuindo à população. E contamos com a colaboração de todos, no sentido de combatermos o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue", destacou.
Secretaria da Saúde alerta para os perigos da dengue