


Na ocasião em que aconteceu uma reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Comder), a equipe municipal da Emater/RS-Ascar apresentou o relatório de atividades realizadas durante 2021, em Cerro Largo. Somente no município, foram assessoradas 411 famílias ao longo do ano, em diferentes ações com vistas à qualidade de vida e geração de renda no meio rural.
A reunião para apresentação dos resultados ocorreu no último dia 30 de novembro, na Linha Taquarussú. Durante este ano, a Emater desenvolveu suas atividades junto aos agricultores do município, em parceria com a Administração Municipal, com a qual possui contrato de prestação de serviços, e em consonância com o Plano de Trabalho firmado com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).
A equipe prestou assistência aos agricultores que trabalham em diversas culturas como milho, soja, trigo, bovinocultura de leite e corte, avicultura colonial, apicultura, entre outros. A Emater também atende mensalmente 11 grupos de mulheres, que contam com aproximadamente 150 integrantes, além de desenvolver um plano socioassistencial com ações de assessoramento a 50 famílias em situação de vulnerabilidade. Apoio para as agroindústrias, produção de alimentos para o consumo, renovação de DAP e elaboração de projetos de crédito também estiveram entre as ações desenvolvidas pela equipe.
Após a apresentação dos resultados, a extensionista da Emater, engenheira agrônoma Carla Sausen, realizou uma palestra técnica sobre a cigarrinha do milho, no intuito de orientar os agricultores sobre o manejo necessário para que esta praga não cause prejuízos nas lavouras de milho.
Participaram da reunião em torno de 50 pessoas, entre agricultores e entidades ligadas ao setor agrícola do município.