Os belos trajes típicos que vemos circular nas Oktoberfests, tiveram origem em comemorações como aniversários, casamentos e outras celebrações. Essa prática teve registro a partir do século 19, que corresponde aos anos de 1801 a 1900 e se mantém viva até hoje.
"Quando a gente vai a uma festa, as pessoas usam o mesmo estilo de roupa. Digamos que são peças mais festivas. O traje típico em si vem dessa origem. No dia a dia de trabalho, naquela época na Alemanha, as pessoas usavam roupas mais simples e quando elas tinham uma festa, um encontro, elas botavam os trajes festivos", explica Márcia Bronnemann, professora de Moda na Universidade Regional de Blumenau (FURB).
Inspiração nos trajes da Baviera antiga
Os trajes mais conhecidos no Brasil, especialmente na região Sul, são vestimentas que tiveram origem nas áreas da Bavieira, Salzburgo e Tirol.
O traje feminino se chama Dirndl. Ele consiste basicamente em uma blusinha branca, um vestido estilo camponesa com um corpete bem cintado e um avental. Nos períodos mais frios, o Dirndl pode também ser vestido com um casaco.
Os acessórios que complementam o traje feminino da roupa típica da Alemanha normalmente consistem em um cordão, pulseira e, na cabeça, uma tiara de flores ou chapéu. Uma opção é também caprichar no penteado, fazendo uma trança, por exemplo.
Nos pés, pode-se usar um saltinho ou até uma sapatilha, lembrando sempre que importante mesmo é se sentir confortável.
Já o traje masculino da roupa típica alemanha é a Lederhose, uma calça de couro (de porco, boi, cabra ou cordeiro), normalmente preta ou marrom, com suspensórios e uma camisa de botões, que pode ser branca ou quadriculada.
Adicionalmente, o homem também pode usar o Charivari (uma corrente na região da cintura com medalhas, dentes de animais ou talismãs), além de uma proteção na batatas da perna, que se chama Lofer. O sapato pode ser mais ou menos formal, dependendo do tipo de evento. Junto com ele, usa-se uma meia mais comprida. No entanto, ao usar o Lofer, não se deve vestir meias.
Um acessório muito usado é o "chapéu de alemão" ou chapéu tirolês que, como o próprio nome indica, tem sua origem na região do Tirol, na divisa entre a Áustria e a Itália.
As crianças usam os mesmos trajes que os homens e mulheres - e é lindo vê-las vestindo a roupa típica da Alemanha em miniatura.