


O evento que transformou 18 de maio no Dia Nacional de Combate ao Abuso, Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi o brutal assassinato da pequena Araceli, de apenas 8 anos de idade. Ela foi espancada, estuprada, drogada e morta por um grupo de jovens de classe média alta, na cidade de Vitória (Espirito Santo). Um crime hediondo que está impune até os dias de hoje.
Diante desse crime, a sociedade se uniu para criar um movimento de conscientização sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes.
Em maio de 2000, por meio da Lei Federal Nº 9.970, foi instituído o Dia Nacional de Combate ao Abuso, Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, dia este em que se realiza em quase todo o Brasil, campanhas de conscientização para prevenir esses tipos de abusos contra crianças e adolescentes.
O Conselho Tutelar de Cerro Largo deixa um alerta a todos os pais, para que falem com seus filhos e lhes digam que "ninguém pode mexer em nenhuma parte de seu corpo". E que se isso vir a acontecer, devem contar imediatamente aos seus pais ou a um pessoa de confiança.
Infelizmente os índices de abuso são muito altos. Em média, de 3 a 6 crianças são abusadas por dia, no Brasil.
Não se cale, denuncie. Não seja cúmplice!
Os telefones para denúncias são:
Disque 100
Conselho Tutelar: 3359-1343 / 9.9607.2892 (plantão)
Brigada Militar: 190
Delegacia de Polícia: 3359-1818
Promotoria de Justiça: 3359-1470