O presidente da ACI e da Oktoberfest Missões, Adriel Staudt Schardong, em entrevista concedida na manhã de quinta-feira (19/10), ao jornal Folha da Produção, avaliou como positivos os resultados da edição 2023 da festa, apesar da chuva intensa no feriado municipal de quarta-feira (11) e do cenário econômico desafiador que o país enfrenta.
Pagamentos - Até essa sexta-feira (20), a Comissão Central pretende finalizar todos os pagamentos relativos ao evento para, até o final do mês, apresentar o balancete financeiro.
Chopp - O consumo de chopp em 2023 foi de 36 mil litros, um pouco abaixo dos 44 mil consumidos em 2022. "O que pode ser considerado bom, pois ano passado era o retorno da festa após um período de pandemia e tinha um dia a mais de programação", disse.
Bailes - Foi notada redução no número de pagantes nos bailes. Por outro lado, é unânime a avaliação que o público no palco alternativo foi superior. "Para nós, demonstra que a estratégia adotada funcionou. Tínhamos quase certeza que os pagantes de ingressos nos bailes diminuíram, frente à crise enfrentada. Estamos num momento em que as pessoas não estão gastando tanto", destacou.
Adriel lembrou, por exemplo, que no parque de diversões o movimento durante o dia foi expressivo, mas com menor venda de ingressos. "Mesmo assim, o diretor do parque estava muito animado pelos resultados obtidos e pretende estar de volta em 2024", adiantou.
Palco Alternativo – "Na verdade é o destaque da nossa gestão, esse forte investimento nas atrações do palco alternativo, onde o ambiente esteve lotado diversas vezes. Entendemos que esse é o diferencial da nossa gestão, o nosso legado", salientou.
Evento bonito - "Fizemos um evento bonito, organizado, bem decorado, mesmo com esse momento financeiro difícil, somado aos estragos causados pelo granizo em nossa região e pelas estiagens que o agronegócio enfrentou. Em um momento adverso, com menos consumo pelas famílias, nos orgulhamos de ter feito a festa e mantida toda a programação", avaliou Schardong.
Soberanas - Uma inovação dessa edição foi antecipar a escolha das Soberanas da próxima, escolhidas no último dia da festa. "Acreditamos que é algo que veio para ficar, pois facilitará muito o trabalho da próxima Comissão Central, que iniciará os trabalhos com a Corte escolhida e com a Rainha e Princesas já com certa experiência adquirida antes e durante a Oktoberfest", frisou o presidente da ACI.
Sucesso - "Na nossa visão, a Oktoberfest Missões 2023 foi um sucesso. E o desafio das próximas edições é tentar angariar mais recursos externos para manter as atrações gratuitas. Nesse ano não contamos com recursos de leis de incentivo, mas ficarão R$ 55 mil em conta para a próxima edição, que é mais um legado deixado", finalizou Adriel.