


Ontem (8/12), foram liberados recursos financeiros referentes ao pagamento de assistência estudantil do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).
Parte do orçamento liberado do Ministério da Educação (MEC) será destinada para cobrir o pagamento integral de bolsas e auxílios do PNAES. Ele é que garante apoio de moradia, alimentação, transporte e outros para alunos de universidades federais em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
UFFS CERRO LARGO
De acordo com o diretor do campus da UFFS-Cerro Largo, professor Bruno München Wenzel, além dos auxílios aos estudantes, também será feito um pagamento à empresa responsável pelo Restaurante Universitário (RU).
AUDIÊNCIA COM MINISTRO
O reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald e o vice-reitor, Gismael Perin, participaram em Brasília de uma audiência com o ministro da Educação, Victor Godoy, ontem à tarde.
Segundo o Reitor, a foi reunião produtiva. "A liberação de R$ 300 milhões permitiu que os pagamentos dos auxílios socioeconômicos concedidos no âmbito do PNAES fossem processados. Esses devem entrar na conta dos estudantes até a sexta-feira, dia 9. A Capes também iniciou o processo para pagamento dos bolsistas PIBID e Residência Pedagógica, o que deve ser liquidado nos próximos dias", destaca.
O Reitor também aponta o avanço na redação de uma medida provisória para liberação do orçamento e do financeiro retido pelo Ministério da Economia. "Essa medida deve ser publicada nos próximos dias. Na prática, isso significa esperança, pois com a aprovação da medida e nosso orçamento e financeiro sendo recomposto, nós vamos conseguir honrar com todos os nossos compromissos", aponta. "Continuaremos vigilantes e trabalhando para que esses bloqueios sejam revertidos de modo que os nossos estudantes, e toda a comunidade da UFFS, possam finalizar o ano com tranquilidade e não em um cenário de insegurança", finaliza Marcelo Recktenvald.
UFFS vive situação financeira dramática
Estudantes da UFFS se mobilizam contra cortes no MEC