Em novembro de 2023, o Município de Cerro Largo recebeu do 11º Batalhão de Bombeiro Militar (CBM), de Santo Ângelo, uma picape Mitsubishi L200, que na sequência foi cedida ao Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro (SCAB) de Cerro Largo.
Desde então o veículo vem sendo empregado nas atividades dos bombeiros voluntários, contribuindo para a prestação desse serviço essencial à comunidade cerro-larguense.
Sempre houve a intenção de equipar a caminhonete com um "Conjunto de Combate para Pick-up", o conhecido "Kit Guarany", mas seu alto custo - entre 40 e 50 mil reais - inviabilizou a aquisição.
Com a inviabilidade de adquirir um "Kit Guarany", os Bombeiros Voluntários desenvolveram um sistema próprio para combate rápido a incêndios, que já está instalado na caminhonete.
O projeto foi desenvolvido ao longo do tempo, a partir da ideia de montar um sistema alternativo. Após algum tempo de estudos, chegou-se a um protótipo, composto por um reservatório com capacidade de 600 litros, um motor (com sete cavalos de potência) e uma bomba d'água, com vazão de 45 litros por minuto.
"Trata-se de um sistema de alta pressão, com baixa vazão, que garante uma autonomia de 10 a 15 minutos de combate efetivo", destaca Rafael Wolfart Treib, presidente da Associação Comunitária de Bombeiros Voluntários Civis de Cerro Largo.
O sistema de combate rápido a incêndios é útil para ser utilizado em locais em que o caminhão-tanque não consegue chegar; em casos de sinistros de pequeno porte, em que apenas algumas centenas de litros de água são suficientes para o seu controle; ou mesmo para atuar conjuntamente com o caminhão-tanque. Outra vantagem é que o reservatório pode ser reabastecido rapidamente, agilizando os trabalhos.
O custo do protótipo - completo e montado - foi de R$ 3,5 mil, e foram utilizados recursos destinados pelo Fundo Social do Sicredi União RS/ES.
"Trata-se de um sistema de baixo custo, que pode ser montado facilmente por outras associações de bombeiros voluntários, por brigadas florestais, empresas ou mesmo produtores rurais", finaliza Treib.